A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) apresentaram hoje a Final Four da Taça de Portugal de Seniores Femininos, que acontece nos dias 10 e 11 de março no Centro Cultural vianense. Em conferência de imprensa marcaram presença os treinadores e as capitãs das equipas de seniores femininos de GV Vilacondense, AJM/FC Porto, Sporting CP e PV 2014/ Colégio Efanor, que vão enfrentar-se nos próximos dois dias.
Nas meias-finais, esta sexta-feira, às 18h00 defrontam-se GC Vilacondense e AJM/FC Porto e, às 21h00, Sporting CP contra PV 2014/Colégio Efanor. A final disputa-se no dia 11 de março, pelas 21h00, entre os vencedores das respetivas meias-finais.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, referiu que “o voleibol tem sido uma aposta do município e esta Final Four representa o início de uma série de eventos de volei que iremos receber este ano e que culminará com uma mega-evento dedicado à formação, o Gira-Volei 2023”.
O responsável considerou que o Centro Cultural da cidade “tem condições de excelência para acolher este evento” e destacou “a oportunidade criada para o público de Viana do Castelo poder usufruir de um evento que, no ano passado, se apresentou como um verdadeiro espetáculo” que trouxe “retorno económico, desportivo e turístico para Viana do Castelo”.
Já o Diretor Técnico Nacional, Leonel Salgueiro, realçou que tem existido “uma parceria de longa data” entre o Município de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Voleibol que será “reforçada” no âmbito da Cidade Europeia do Desporto com “grandes eventos”.
Os bilhetes têm o preço de 5 euros por jogo, sendo que os ingressos estão à venda no Centro Cultural a partir de amanhã, 10 de março, das 14h00 às 22h00. No dia 11, os ingressos estarão disponíveis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00. Para domingo, dia 12, a bilheteira funciona das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Recorde-se que as Final Four da Taça de Portugal de voleibol feminina e masculina realizam-se em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023, nos dias 10 e 11 e 11 e 12 de março respetivamente.
No que à Taça de Portugal na vertente masculina diz respeito, o Castêlo da Maia GC, o AJ Fonte do Bastardo, o Sporting CP e o SL Benfica disputam a conquista da prova, sendo a final no dia 12 de março, pelas 17h00.
Nos últimos anos, a cidade de Viana do Castelo tem sido palco de várias competições de Voleibol – Final 4 da Taça de Portugal (masculinos e femininos), por exemplo, sendo ainda local privilegiado de estágio das seleções nacionais.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.