Integrado na Capital da Cultura do Eixo Atlântico e em plena celebração do Vale do Lima como Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025, Viana do Castelo acolhe, de 22 a 25 de maio, o Terra & Mar – Festival de Gastronomia Atlântica e o Wine & Blues Festival (23 e 24 de maio), no Jardim da Marina.
Terra & Mar é um evento promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo que pretende promover a dieta atlântica, os vinhos verdes e outros produtos endógenos e a cultura gastronómica deste território.
Entre os dias 22 e 25 de maio, os restaurantes aderentes incluem no seu menu pratos de inspiração atlântica associados à temática do festival, com produtos locais e sazonais, confecionados de forma saudável.
As escolas são convidadas a aderir ao festival através da inclusão de pratos de gastronomia atlântica, sensibilizando-se as comunidades educativas do concelho para a importância da mesma, dias 22 e 23 de maio.
Na sexta-feira, dia 23, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal acolhe o Fórum Regional dos Vinhos Verdes, organizado pela Câmara Municipal, AMPV – Associação Municípios Portugueses do Vinho e OERN – Ordem dos Engenheiros da Região Norte.
Na sexta-feira, das 10h00 às 12h00, Rota Gastronómica: Saberes e Sabores do Nosso Mar, uma visita guiada a pé pelos locais mais emblemáticos ligados à tradição marítima da cidade, com paragens para provar petiscos típicos e conhecer as raízes desta gastronomia de mar.
“Bom Dia Cerâmica” inclui, dias 24 e 25, exposição, encontro e conferência no Museu de Artes Decorativas. Esta é uma iniciativa promovida a nível europeu pelo Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AEuCC), em articulação com a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC).
Os concertos do Wine & Blues Festival vão contar, na sexta-feira, às 20h30, com Delta Blues Duo (ES), e às 23h45 C.T. Powell & The Bluedays (USA); e, no sábado, às 12h00, The Blues Moonshiners (ES), às 21h30 Louis & The Hideaways (PT) e, às 22h45, Haylen (FR), sempre com entrada livre.
A Mostra Vínica acontece sexta-feira, das 18h00 às 00h00, e sábado, das 12h00 às 00h00, num espaço dedicado à descoberta dos aromas e sabores do Vinho Verde, com destaque para a casta Loureiro do Vale do Lima, com produtores locais. A Praça da Gastronomia irá funcionar a partir das 19h00 de sexta-feira e das 12h00 de sábado, retomando às 19h00 do segundo dia.
O programa integra ainda Harmonizações Vínicas “Inspirações Atlânticas”, sexta-feira, às 19h15, e sábado às 13h00 e às 19h15.
A Happy Hour Loureiro + Petisco Atlântico acontece no sábado, das 16h00 às 19h00.
No domingo, 25 de maio, Mostra Gastronómica TERRA & MAR no Jardim da Marina,
A partir das 12h00, abertura da praça da gastronomia e mostra vínica, com a participação especial da Chef Marina Santos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Às 12h30 e às 15h00, showcookings pelo chef Luís Leal.
Às 13h00, concerto The Invisible Tuba e, às 15h30, Bela Trama. Para domingo, às 17h00, o espaço acolhe ainda uma FAN ZONE para a final da Taça de Portugal de futebol.
AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.
A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.
Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.
Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.
O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.
O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.
Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.