Logo
Desporto

Viana do Castelo acolhe Fase Final do Campeonato Nacional e II Encontro Nacional de Boccia DI

3 Julho, 2023 | 16:50
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Nos dias 7 e 8 de julho, Viana do Castelo acolhe a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI e o II Encontro Nacional de Boccia DI, num duplo evento que acontece no Pavilhão Municipal José Natário, em jogos de entrada gratuita, num convite à participação dos vianenses e visitantes.

A Fase Final do Campeonato Nacional é promovida pela ANDDI-PORTUGAL, em colaboração com a APPACDM de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, com o apoio da Junta de Freguesia de Darque, da Escola Carteado Mena do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola e do Agrupamento de Escolas da Abelheira.

Para a Fase Final do Campeonato Nacional estão apuradas 18 equipas, sendo que cada equipa é constituída por 5 jogadores. Já o Encontro Nacional APPACDM – Viana do Castelo deverá contar com cerca de 27 equipas, sendo que 9 representam a APPACDM distrital e, dessas, cinco são do concelho de Viana do Castelo. No total, os dois eventos preveem mobilizar cerca de 300 pessoas, entre duas centenas de atletas e equipa técnica.

Na conferência de imprensa de apresentação deste duplo evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, destacou a importância da promoção do desporto adaptado e a “parceria profícua” com a APPACDM vianense ao longo dos anos, assinalando o facto de a instituição estar na organização de iniciativas “extremamente importantes no âmbito da Cidade Europeia do Desporto”.

“Acima de tudo, desejo que os atletas se divirtam e convido os vianenses a estarem presentes porque a alegria destes atletas é contagiante, dando um exemplo a todos”, enalteceu.

O Presidente da ANDDI-Portugal – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, José Costa Pereira, frisou que o foco é “o desporto para todos” e explicou que o I Encontro Nacional de Boccia DI, organizado pela APPACDM de Viana do Castelo, foi o ponto de partida para a criação deste I Campeonato
Nacional por parte da ANDDI.

As 18 equipas participantes no I Campeonato Nacional ultrapassaram quatro fases de triagem que envolveram mais de meia centena de equipas. Em Viana do Castelo, estarão equipas vindas de norte a sul do país, mais as equipas que integram o II Encontro Nacional.

O Presidente da APPACDM de Viana do Castelo, Luiz Costa, explicou que, das 18 equipas que estão na a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI, duas são da APPACDM, sendo que “um terço” das equipas participantes no II Encontro Nacional são de utentes da IPSS, “o que demonstra o empenho da APPACDM e a vontade dos nossos jovens em participar”. “Estes jovens têm muita vontade de aprender”, considerou.

Assim, sexta-feira, o II Encontro Nacional de Boccia DI acontece entre as 10h30 e as 14h30 e, de tarde, arranca a fase de grupos do Campeonato Nacional, que decorre até sábado.

O Vereador do Desporto destacou ainda o facto de a APPACDM de Viana do Castelo ter sido, ao longo da sua história, impulsionadora de novas dinâmicas e modalidades, como a orientação, o stand um paddle (SUP) e o Boccia, que a Câmara Municipal está já a introduzir no trabalho com os seniores.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.