Nos dias 7 e 8 de julho, Viana do Castelo acolhe a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI e o II Encontro Nacional de Boccia DI, num duplo evento que acontece no Pavilhão Municipal José Natário, em jogos de entrada gratuita, num convite à participação dos vianenses e visitantes.
A Fase Final do Campeonato Nacional é promovida pela ANDDI-PORTUGAL, em colaboração com a APPACDM de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, com o apoio da Junta de Freguesia de Darque, da Escola Carteado Mena do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola e do Agrupamento de Escolas da Abelheira.
Para a Fase Final do Campeonato Nacional estão apuradas 18 equipas, sendo que cada equipa é constituída por 5 jogadores. Já o Encontro Nacional APPACDM – Viana do Castelo deverá contar com cerca de 27 equipas, sendo que 9 representam a APPACDM distrital e, dessas, cinco são do concelho de Viana do Castelo. No total, os dois eventos preveem mobilizar cerca de 300 pessoas, entre duas centenas de atletas e equipa técnica.
Na conferência de imprensa de apresentação deste duplo evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, destacou a importância da promoção do desporto adaptado e a “parceria profícua” com a APPACDM vianense ao longo dos anos, assinalando o facto de a instituição estar na organização de iniciativas “extremamente importantes no âmbito da Cidade Europeia do Desporto”.
“Acima de tudo, desejo que os atletas se divirtam e convido os vianenses a estarem presentes porque a alegria destes atletas é contagiante, dando um exemplo a todos”, enalteceu.
O Presidente da ANDDI-Portugal – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, José Costa Pereira, frisou que o foco é “o desporto para todos” e explicou que o I Encontro Nacional de Boccia DI, organizado pela APPACDM de Viana do Castelo, foi o ponto de partida para a criação deste I Campeonato
Nacional por parte da ANDDI.
As 18 equipas participantes no I Campeonato Nacional ultrapassaram quatro fases de triagem que envolveram mais de meia centena de equipas. Em Viana do Castelo, estarão equipas vindas de norte a sul do país, mais as equipas que integram o II Encontro Nacional.
O Presidente da APPACDM de Viana do Castelo, Luiz Costa, explicou que, das 18 equipas que estão na a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI, duas são da APPACDM, sendo que “um terço” das equipas participantes no II Encontro Nacional são de utentes da IPSS, “o que demonstra o empenho da APPACDM e a vontade dos nossos jovens em participar”. “Estes jovens têm muita vontade de aprender”, considerou.
Assim, sexta-feira, o II Encontro Nacional de Boccia DI acontece entre as 10h30 e as 14h30 e, de tarde, arranca a fase de grupos do Campeonato Nacional, que decorre até sábado.
O Vereador do Desporto destacou ainda o facto de a APPACDM de Viana do Castelo ter sido, ao longo da sua história, impulsionadora de novas dinâmicas e modalidades, como a orientação, o stand um paddle (SUP) e o Boccia, que a Câmara Municipal está já a introduzir no trabalho com os seniores.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.