Nos dias 7 e 8 de julho, Viana do Castelo acolhe a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI e o II Encontro Nacional de Boccia DI, num duplo evento que acontece no Pavilhão Municipal José Natário, em jogos de entrada gratuita, num convite à participação dos vianenses e visitantes.
A Fase Final do Campeonato Nacional é promovida pela ANDDI-PORTUGAL, em colaboração com a APPACDM de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, com o apoio da Junta de Freguesia de Darque, da Escola Carteado Mena do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola e do Agrupamento de Escolas da Abelheira.
Para a Fase Final do Campeonato Nacional estão apuradas 18 equipas, sendo que cada equipa é constituída por 5 jogadores. Já o Encontro Nacional APPACDM – Viana do Castelo deverá contar com cerca de 27 equipas, sendo que 9 representam a APPACDM distrital e, dessas, cinco são do concelho de Viana do Castelo. No total, os dois eventos preveem mobilizar cerca de 300 pessoas, entre duas centenas de atletas e equipa técnica.
Na conferência de imprensa de apresentação deste duplo evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, destacou a importância da promoção do desporto adaptado e a “parceria profícua” com a APPACDM vianense ao longo dos anos, assinalando o facto de a instituição estar na organização de iniciativas “extremamente importantes no âmbito da Cidade Europeia do Desporto”.
“Acima de tudo, desejo que os atletas se divirtam e convido os vianenses a estarem presentes porque a alegria destes atletas é contagiante, dando um exemplo a todos”, enalteceu.
O Presidente da ANDDI-Portugal – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, José Costa Pereira, frisou que o foco é “o desporto para todos” e explicou que o I Encontro Nacional de Boccia DI, organizado pela APPACDM de Viana do Castelo, foi o ponto de partida para a criação deste I Campeonato
Nacional por parte da ANDDI.
As 18 equipas participantes no I Campeonato Nacional ultrapassaram quatro fases de triagem que envolveram mais de meia centena de equipas. Em Viana do Castelo, estarão equipas vindas de norte a sul do país, mais as equipas que integram o II Encontro Nacional.
O Presidente da APPACDM de Viana do Castelo, Luiz Costa, explicou que, das 18 equipas que estão na a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI, duas são da APPACDM, sendo que “um terço” das equipas participantes no II Encontro Nacional são de utentes da IPSS, “o que demonstra o empenho da APPACDM e a vontade dos nossos jovens em participar”. “Estes jovens têm muita vontade de aprender”, considerou.
Assim, sexta-feira, o II Encontro Nacional de Boccia DI acontece entre as 10h30 e as 14h30 e, de tarde, arranca a fase de grupos do Campeonato Nacional, que decorre até sábado.
O Vereador do Desporto destacou ainda o facto de a APPACDM de Viana do Castelo ter sido, ao longo da sua história, impulsionadora de novas dinâmicas e modalidades, como a orientação, o stand um paddle (SUP) e o Boccia, que a Câmara Municipal está já a introduzir no trabalho com os seniores.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.