Nos dias 7 e 8 de julho, Viana do Castelo acolhe a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI e o II Encontro Nacional de Boccia DI, num duplo evento que acontece no Pavilhão Municipal José Natário, em jogos de entrada gratuita, num convite à participação dos vianenses e visitantes.
A Fase Final do Campeonato Nacional é promovida pela ANDDI-PORTUGAL, em colaboração com a APPACDM de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, com o apoio da Junta de Freguesia de Darque, da Escola Carteado Mena do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola e do Agrupamento de Escolas da Abelheira.
Para a Fase Final do Campeonato Nacional estão apuradas 18 equipas, sendo que cada equipa é constituída por 5 jogadores. Já o Encontro Nacional APPACDM – Viana do Castelo deverá contar com cerca de 27 equipas, sendo que 9 representam a APPACDM distrital e, dessas, cinco são do concelho de Viana do Castelo. No total, os dois eventos preveem mobilizar cerca de 300 pessoas, entre duas centenas de atletas e equipa técnica.
Na conferência de imprensa de apresentação deste duplo evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, destacou a importância da promoção do desporto adaptado e a “parceria profícua” com a APPACDM vianense ao longo dos anos, assinalando o facto de a instituição estar na organização de iniciativas “extremamente importantes no âmbito da Cidade Europeia do Desporto”.
“Acima de tudo, desejo que os atletas se divirtam e convido os vianenses a estarem presentes porque a alegria destes atletas é contagiante, dando um exemplo a todos”, enalteceu.
O Presidente da ANDDI-Portugal – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, José Costa Pereira, frisou que o foco é “o desporto para todos” e explicou que o I Encontro Nacional de Boccia DI, organizado pela APPACDM de Viana do Castelo, foi o ponto de partida para a criação deste I Campeonato
Nacional por parte da ANDDI.
As 18 equipas participantes no I Campeonato Nacional ultrapassaram quatro fases de triagem que envolveram mais de meia centena de equipas. Em Viana do Castelo, estarão equipas vindas de norte a sul do país, mais as equipas que integram o II Encontro Nacional.
O Presidente da APPACDM de Viana do Castelo, Luiz Costa, explicou que, das 18 equipas que estão na a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI, duas são da APPACDM, sendo que “um terço” das equipas participantes no II Encontro Nacional são de utentes da IPSS, “o que demonstra o empenho da APPACDM e a vontade dos nossos jovens em participar”. “Estes jovens têm muita vontade de aprender”, considerou.
Assim, sexta-feira, o II Encontro Nacional de Boccia DI acontece entre as 10h30 e as 14h30 e, de tarde, arranca a fase de grupos do Campeonato Nacional, que decorre até sábado.
O Vereador do Desporto destacou ainda o facto de a APPACDM de Viana do Castelo ter sido, ao longo da sua história, impulsionadora de novas dinâmicas e modalidades, como a orientação, o stand um paddle (SUP) e o Boccia, que a Câmara Municipal está já a introduzir no trabalho com os seniores.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.