Iniciaram hoje as Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu no distrito de Viana do Castelo, sob o lema “Contigo todos os dias - A tua Voz no Parlamento Europeu".
Viana do Castelo acolhe durante três dias, (25, 26 e 27 de Janeiro) as Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP.
João Pimenta Lopes e Sandra Pereira terão oportunidade de aprofundar o conhecimento da realidade dos problemas e das necessidades dos trabalhadores e das populações deste distrito, apontando soluções para os superar, que passam, entre outras medidas, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, o aumento dos salários e das pensões, o investimento nos serviços públicos, incluindo da saúde e da educação, a garantia do direito de todos à habitação, a promoção dos sectores produtivos, o apoio às micro, pequenas e médias empresas, assim como o investimento em infraestruturas essenciais.
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu desenvolverão um amplo programa que, entre outras iniciativas, integra encontros com os trabalhadores, com os comerciantes, com os reformados, com as populações, a abordagem da situação de serviços públicos, nomeadamente da saúde, e de sectores produtivos, como a agricultura e a pesca, ou ainda os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Viana do Castelo foi um dos distritos mais afectados pelas intempéries deste Inverno, com inúmeros e avultados prejuízos, designadamente ao nível das habitações, estabelecimentos comerciais, viaturas e infraestruturas públicas, circunstância que não passará ao lado destas jornadas, tendo já o PCP questionado o governo sobre as medidas de apoio à reparação das consequências causadas pelo temporal.
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu darão voz às reivindicações dos trabalhadores e das populações e intervirão, dando o contributo que se exige para a solução dos problemas e a resposta às necessidades com que estes se confrontam, sempre defendendo os interesses nacionais na sua intervenção no âmbito do Parlamento Europeu.
Programa do deputado João Pimenta Lopes
25 de Janeiro:
10h30 Contacto com comerciantes nas Muralhas de Valença
13h30 Contacto com trabalhadores da Lear, em Valença
15h00 Contacto com a população no centro de Valença
17h00 Contacto com população em Lanhelas, em Caminha
19h30 Jantar convívio, em Vilar de Mouros
26 de Janeiro:
7h30 Contactos no Hospital de Viana do Castelo
10h30 Contacto com a população na feira e centro de Monção
13h30 Contacto com trabalhadores da ZF, na Zona Industrial, em Cerveira
15h30 Contacto com os trabalhadores da Uchiyama Portugal, em Neiva
17h30 Arruada no Centro de Viana do Castelo
27 de Janeiro:
7h30 Contacto com os trabalhadores dos Estaleiros Navais, em Viana do Castelo
9h00 Contacto com a população no Mercado de Viana
10h00 Encontro com Associação de Reformados de Viana e contacto com Utentes
13h00 Contacto com pescadores, em Darque
15h30 Contacto com trabalhadores da Browning Viana, em Neiva
17h00 Contacto com os trabalhadores da fábrica de calçado Mephisto, em Viana
17h30 Contacto com a população na freguesia de Darque
19h30 Jantar em Darque
Programa da deputada Sandra Pereira
25 de Janeiro:
10h30 Feira de Arcos de Valdevez
13h30 Contacto com trabalhadores da Coindu, em Arcos de Valdevez
15h00 Contacto com trabalhadores das Pedreiras, em Ponte de Lima
18h00 Sessão Pública com Agricultores, em Ponte de Lima
19h30 Jantar convívio em Ponte de Lima
26 de Janeiro:
7h30 Contactos no Hospital de Viana do Castelo
9h30 Contacto com vendedores e população, em Feirão, Ponte de Lima
11h00 Contacto com população no centro de Ponte de Lima
13h30 Contacto com trabalhadores da Fly, em Paredes de Coura
14h40 Contacto com população no centro de Paredes de Coura
17h30 Arruada no Centro de Viana do Castelo
27 de Janeiro:
7h30 Contacto com os trabalhadores dos Estaleiros Navais, em Viana do Castelo
9h00 Contacto com a população no Mercado de Viana
10h00 Contacto com a população na feira de Viana
14h00 Contacto com pescadores, em Darque
15h00 Contacto com trabalhadores da Browning Viana, em Neiva
16h00 Contacto com reformados, na Associação, em Darque
17h30 Contacto com a população na freguesia de Darque
19h30 Jantar em Darque
A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a criação de uma galeria cultural, com preço base de 1,5 milhões de euros, acrescido de IVA. As propostas podem ser apresentadas até às 18h00 do dia 12 de fevereiro, e o prazo de execução da obra é de um ano.
Já é oficial. A partir de 10 de abril, devolver garrafas e latas de bebidas nos supermercados vai permitir recuperar dinheiro. O valor do depósito foi fixado em 10 cêntimos por embalagem, segundo despacho publicado em Diário da República.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, recebeu esta semana cerca de duas dezenas de estudantes e docentes espanhóis no âmbito de um intercâmbio educativo dedicado às áreas da agricultura e da floresta.
O Santa Luzia FC esteve em grande plano na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal, ao vencer de forma categórica o Núcleo SCP de Pombal por 0-6, este sábado, no Pavilhão Municipal Manuel Eduardo Gomes, garantindo o apuramento para a fase seguinte da competição.
A Juventude Viana conquistou, na noite deste sábado, uma importante vitória frente ao Termas Oquei Clube, por 3-1, em encontro da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins.
O Sport Clube Vianense continua em grande momento de forma e confirmou-o este sábado, ao vencer o Tirsense por 3-1, no Estádio Dr. José de Matos, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.