Iniciaram hoje as Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu no distrito de Viana do Castelo, sob o lema “Contigo todos os dias - A tua Voz no Parlamento Europeu".
Viana do Castelo acolhe durante três dias, (25, 26 e 27 de Janeiro) as Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP.
João Pimenta Lopes e Sandra Pereira terão oportunidade de aprofundar o conhecimento da realidade dos problemas e das necessidades dos trabalhadores e das populações deste distrito, apontando soluções para os superar, que passam, entre outras medidas, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, o aumento dos salários e das pensões, o investimento nos serviços públicos, incluindo da saúde e da educação, a garantia do direito de todos à habitação, a promoção dos sectores produtivos, o apoio às micro, pequenas e médias empresas, assim como o investimento em infraestruturas essenciais.
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu desenvolverão um amplo programa que, entre outras iniciativas, integra encontros com os trabalhadores, com os comerciantes, com os reformados, com as populações, a abordagem da situação de serviços públicos, nomeadamente da saúde, e de sectores produtivos, como a agricultura e a pesca, ou ainda os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Viana do Castelo foi um dos distritos mais afectados pelas intempéries deste Inverno, com inúmeros e avultados prejuízos, designadamente ao nível das habitações, estabelecimentos comerciais, viaturas e infraestruturas públicas, circunstância que não passará ao lado destas jornadas, tendo já o PCP questionado o governo sobre as medidas de apoio à reparação das consequências causadas pelo temporal.
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu darão voz às reivindicações dos trabalhadores e das populações e intervirão, dando o contributo que se exige para a solução dos problemas e a resposta às necessidades com que estes se confrontam, sempre defendendo os interesses nacionais na sua intervenção no âmbito do Parlamento Europeu.
Programa do deputado João Pimenta Lopes
25 de Janeiro:
10h30 Contacto com comerciantes nas Muralhas de Valença
13h30 Contacto com trabalhadores da Lear, em Valença
15h00 Contacto com a população no centro de Valença
17h00 Contacto com população em Lanhelas, em Caminha
19h30 Jantar convívio, em Vilar de Mouros
26 de Janeiro:
7h30 Contactos no Hospital de Viana do Castelo
10h30 Contacto com a população na feira e centro de Monção
13h30 Contacto com trabalhadores da ZF, na Zona Industrial, em Cerveira
15h30 Contacto com os trabalhadores da Uchiyama Portugal, em Neiva
17h30 Arruada no Centro de Viana do Castelo
27 de Janeiro:
7h30 Contacto com os trabalhadores dos Estaleiros Navais, em Viana do Castelo
9h00 Contacto com a população no Mercado de Viana
10h00 Encontro com Associação de Reformados de Viana e contacto com Utentes
13h00 Contacto com pescadores, em Darque
15h30 Contacto com trabalhadores da Browning Viana, em Neiva
17h00 Contacto com os trabalhadores da fábrica de calçado Mephisto, em Viana
17h30 Contacto com a população na freguesia de Darque
19h30 Jantar em Darque
Programa da deputada Sandra Pereira
25 de Janeiro:
10h30 Feira de Arcos de Valdevez
13h30 Contacto com trabalhadores da Coindu, em Arcos de Valdevez
15h00 Contacto com trabalhadores das Pedreiras, em Ponte de Lima
18h00 Sessão Pública com Agricultores, em Ponte de Lima
19h30 Jantar convívio em Ponte de Lima
26 de Janeiro:
7h30 Contactos no Hospital de Viana do Castelo
9h30 Contacto com vendedores e população, em Feirão, Ponte de Lima
11h00 Contacto com população no centro de Ponte de Lima
13h30 Contacto com trabalhadores da Fly, em Paredes de Coura
14h40 Contacto com população no centro de Paredes de Coura
17h30 Arruada no Centro de Viana do Castelo
27 de Janeiro:
7h30 Contacto com os trabalhadores dos Estaleiros Navais, em Viana do Castelo
9h00 Contacto com a população no Mercado de Viana
10h00 Contacto com a população na feira de Viana
14h00 Contacto com pescadores, em Darque
15h00 Contacto com trabalhadores da Browning Viana, em Neiva
16h00 Contacto com reformados, na Associação, em Darque
17h30 Contacto com a população na freguesia de Darque
19h30 Jantar em Darque
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.