Depois do Congresso em Sintra no ano passado, a Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT) organiza, esta quinta-feira, o seu XVI Congresso SPAT no icónico Teatro Municipal de Sá de Miranda, na cidade de Viana do Castelo.
A SPAT, entidade com estatuto de utilidade pública sem fins lucrativos, é neste momento a maior sociedade científica nacional dedicada ao desenvolvimento da Ortopedia no âmbito da Artroscopia e Traumatologia Desportiva, gozando à data de grande visibilidade e reconhecimento internacional.
O presidente da SPAT, Alcindo Siva, e os presidentes do Congresso, Carla Madaíl, Hélder Pereira e João Lourenço, vão reunir neste evento, e a exemplo das últimas edições, alguns dos mais conceituados profissionais de saúde do mundo, dedicados à traumatologia desportiva e investigação médica.
Entre o painel de convidados encontra-se o Professor Doutor Espregueira Mendes (2º vice presidente da ISAKOS – International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine), o Dr. Henrique Jones (ex-presidente da ESMA – European Sports Medicine Associates – Section of ESSKA), o Prof. Doutor J.C. Monllau (presidente da ESSKA) e o Dr. Luis Prieto (presidente da AEA – Asociación Española de Artroscopia e representante SLARD – Sociedad Latinoamericana de Artroscopia, Recontruccion Articular y Trauma Deportivo), entre outros.
Serão apresentados trabalhos científicos, demonstrações de técnicas cirúrgicas, discussões, debates e entrega de prémios para os melhores trabalhos.
Com esta programação, a organização espera que este congresso em solo luso tenha um correspondente peso internacional e que prestigie Portugal.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.