Depois do Congresso em Sintra no ano passado, a Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT) organiza, esta quinta-feira, o seu XVI Congresso SPAT no icónico Teatro Municipal de Sá de Miranda, na cidade de Viana do Castelo.
A SPAT, entidade com estatuto de utilidade pública sem fins lucrativos, é neste momento a maior sociedade científica nacional dedicada ao desenvolvimento da Ortopedia no âmbito da Artroscopia e Traumatologia Desportiva, gozando à data de grande visibilidade e reconhecimento internacional.
O presidente da SPAT, Alcindo Siva, e os presidentes do Congresso, Carla Madaíl, Hélder Pereira e João Lourenço, vão reunir neste evento, e a exemplo das últimas edições, alguns dos mais conceituados profissionais de saúde do mundo, dedicados à traumatologia desportiva e investigação médica.
Entre o painel de convidados encontra-se o Professor Doutor Espregueira Mendes (2º vice presidente da ISAKOS – International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine), o Dr. Henrique Jones (ex-presidente da ESMA – European Sports Medicine Associates – Section of ESSKA), o Prof. Doutor J.C. Monllau (presidente da ESSKA) e o Dr. Luis Prieto (presidente da AEA – Asociación Española de Artroscopia e representante SLARD – Sociedad Latinoamericana de Artroscopia, Recontruccion Articular y Trauma Deportivo), entre outros.
Serão apresentados trabalhos científicos, demonstrações de técnicas cirúrgicas, discussões, debates e entrega de prémios para os melhores trabalhos.
Com esta programação, a organização espera que este congresso em solo luso tenha um correspondente peso internacional e que prestigie Portugal.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.