O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou esta sexta-feira presença no dia aberto da “Casas Em Movimento”, a primeira empresa do mundo com tecnologia patenteada (em 77 países) que combina os movimentos de rotação do edifício e da cobertura fotovoltaica.
O projeto acontece em parceria com a Metaloviana, que assegura o metal, o vidro, mecanização e automatismos, sendo que o showroom da Casas Em Movimento fica agora disponível para visita nas instalações da Metaloviana – Cerâmica Rosa, em Alvarães.
Na cerimónia de apresentação da Casas em Movimento, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, revelou que esta empresa integra e densifica o “VIANA S+T+ARTS CENTRE”, projeto de transformação do antigo Matadouro Municipal num centro para criação que vai combinar a ciência e tecnologia com arte e que já garantiu
um financiamento de 5 milhões de euros através do programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde.
O autarca recordou a aposta que o Município tem feito na sustentabilidade e no ambiente, nomeadamente ao integrar a rede Mobi.E, ao desenvolver o primeiro Plano de Mobilidade Elétrica a nível nacional, ao integrar, há já vários anos, na sua frota autocarros, viaturas e bicicletas elétricas, entre outras iniciativas.
Fundada em 2010 pelo arquiteto Manuel Vieira Lopes, a Casas em Movimento nasceu da procura de uma “arquitetura viva, com uma composição plástica integrada e uma diversidade espacial forte”, do sonho de conciliar os espaços com a envolvente, orientados pelo Sol, e de criar espaços dinâmicos que se adaptassem em dimensão à rotina de quem os usa. O responsável assumiu, assim, que a casa agora instalada na Metaloviana – Cerâmica Rosa é “um edifício positivo, que produz quase seis vezes mais energia do que consome”.

Embora o conceito inicial tivesse por base o desenvolvimento da tecnologia enquanto casa “Em Movimento” (habitação), verificou-se que essa tecnologia é muito mais abrangente, muito mais que Casas Em Movimento, e aplica-se a toda a arquitetura.
Os edifícios da empresa podem ser desenhados de forma a produzirem pelo menos tanta energia quanto consomem, podendo inclusive produzir energia suficiente para abastecimento de viaturas elétricas.
A Casas Em Movimento marca a conclusão bem-sucedida do Projeto de Investigação e Desenvolvimento (PT2020) e integra a inauguração de um novo modelo de Edifício Em Movimento, desenhado para implantação em espaços urbanos (Smart Cities), amigo do ambiente, elegível para fundos comunitários e muito mais. O projeto foi financiado pelo PT2020 em 1 milhão 131 mil euros, tendo sido a candidatura de 1,5 milhões.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.