O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Município organizam as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que irão decorrer de 17 a 28 de abril em oito recintos desportivos. O evento irá contar com a presença de cerca de 1 500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários.
Cerca de 1.500 participantes, 70 equipas, 138 jogos e 164 horas de competição vão ser distribuídas por oito recintos desportivos ao longo de 12 dias. As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, vão decorrer entre os dias 17 e 28 de abril, em Viana do Castelo, com entrada gratuita.
O sorteio da competição irá acontecer na próxima terça-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, às 17h30, com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do presidente da FADU, Ricardo Nora, e do presidente do Município, Luís Nobre.
Vão ser duas semanas, onde perto de um milhar e meio de estudantes-atletas, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do país vão estar presentes em Viana do Castelo, conferindo um dinamismo particular à cidade que, este ano, é Capital Europeia do Desporto.
Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino). Ao todo, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.
Os jogos decisivos de futsal e futebol terão transmissão no Canal 11 e os resultados poderão ser acompanhados ao minuto na APP da FADU.
Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto universitário, o Politécnico de Viana do Castelo IPVC assume, mais uma vez, um papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade académica. “Com a organização deste evento, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo pretende envolver ainda mais os estudantes no desporto, não só os estudantes-atletas e os alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer, mas todos os estudantes do universo do IPVC”, afirma o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.