O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Município organizam as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que irão decorrer de 17 a 28 de abril em oito recintos desportivos. O evento irá contar com a presença de cerca de 1 500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários.
Cerca de 1.500 participantes, 70 equipas, 138 jogos e 164 horas de competição vão ser distribuídas por oito recintos desportivos ao longo de 12 dias. As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, vão decorrer entre os dias 17 e 28 de abril, em Viana do Castelo, com entrada gratuita.
O sorteio da competição irá acontecer na próxima terça-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, às 17h30, com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do presidente da FADU, Ricardo Nora, e do presidente do Município, Luís Nobre.
Vão ser duas semanas, onde perto de um milhar e meio de estudantes-atletas, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do país vão estar presentes em Viana do Castelo, conferindo um dinamismo particular à cidade que, este ano, é Capital Europeia do Desporto.
Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino). Ao todo, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.
Os jogos decisivos de futsal e futebol terão transmissão no Canal 11 e os resultados poderão ser acompanhados ao minuto na APP da FADU.
Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto universitário, o Politécnico de Viana do Castelo IPVC assume, mais uma vez, um papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade académica. “Com a organização deste evento, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo pretende envolver ainda mais os estudantes no desporto, não só os estudantes-atletas e os alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer, mas todos os estudantes do universo do IPVC”, afirma o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.

A 10.ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo, com o SC Courense a reforçar a liderança após vencer fora de portas, enquanto Valenciano e AC Caminha seguem a dois pontos.
A 10.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo e trouxe vários duelos carregados de emoção e golos. O Távora e o Neves voltaram a confirmar o seu excelente momento de forma.
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.