O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Município organizam as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que irão decorrer de 17 a 28 de abril em oito recintos desportivos. O evento irá contar com a presença de cerca de 1 500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários.
Cerca de 1.500 participantes, 70 equipas, 138 jogos e 164 horas de competição vão ser distribuídas por oito recintos desportivos ao longo de 12 dias. As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, vão decorrer entre os dias 17 e 28 de abril, em Viana do Castelo, com entrada gratuita.
O sorteio da competição irá acontecer na próxima terça-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, às 17h30, com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do presidente da FADU, Ricardo Nora, e do presidente do Município, Luís Nobre.
Vão ser duas semanas, onde perto de um milhar e meio de estudantes-atletas, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do país vão estar presentes em Viana do Castelo, conferindo um dinamismo particular à cidade que, este ano, é Capital Europeia do Desporto.
Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino). Ao todo, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.
Os jogos decisivos de futsal e futebol terão transmissão no Canal 11 e os resultados poderão ser acompanhados ao minuto na APP da FADU.
Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto universitário, o Politécnico de Viana do Castelo IPVC assume, mais uma vez, um papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade académica. “Com a organização deste evento, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo pretende envolver ainda mais os estudantes no desporto, não só os estudantes-atletas e os alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer, mas todos os estudantes do universo do IPVC”, afirma o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.