O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Município organizam as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que irão decorrer de 17 a 28 de abril em oito recintos desportivos. O evento irá contar com a presença de cerca de 1 500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários.
Cerca de 1.500 participantes, 70 equipas, 138 jogos e 164 horas de competição vão ser distribuídas por oito recintos desportivos ao longo de 12 dias. As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, vão decorrer entre os dias 17 e 28 de abril, em Viana do Castelo, com entrada gratuita.
O sorteio da competição irá acontecer na próxima terça-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, às 17h30, com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do presidente da FADU, Ricardo Nora, e do presidente do Município, Luís Nobre.
Vão ser duas semanas, onde perto de um milhar e meio de estudantes-atletas, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do país vão estar presentes em Viana do Castelo, conferindo um dinamismo particular à cidade que, este ano, é Capital Europeia do Desporto.
Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino). Ao todo, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.
Os jogos decisivos de futsal e futebol terão transmissão no Canal 11 e os resultados poderão ser acompanhados ao minuto na APP da FADU.
Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto universitário, o Politécnico de Viana do Castelo IPVC assume, mais uma vez, um papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade académica. “Com a organização deste evento, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo pretende envolver ainda mais os estudantes no desporto, não só os estudantes-atletas e os alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer, mas todos os estudantes do universo do IPVC”, afirma o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.