Viana do Castelo vai receber, nos dias 18 e 19 de setembro, o EuRuKo (European Ruby Conference), a maior e mais longa conferência sobre Ruby na Europa, reunindo anualmente cerca de 700 participantes, além de oradores de renome internacional.
O protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a LinkCB foi aprovado em reunião ordinária de executivo. A proposta, apresentada pelo Vereador da Inovação e Transição Digital, Ricardo Rego, indica que este evento segue um modelo rotativo, sendo realizado todos os anos numa cidade europeia diferente, escolhida pelos próprios participantes.
Ao longo dos seus 23 anos de existência, o EuRuKo já passou por grandes cidades como Barcelona, Berlim, Amesterdão, Atenas e Vilnius, destacando-se como um evento de referência na comunidade global de programação em Ruby.
Dada a oportunidade inédita de trazer este evento para Portugal em 2025, foi aprovado o protocolo de colaboração que visa permitir que Viana do Castelo seja a cidade anfitriã da EuRuKo, nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Sendo um evento consolidado e reconhecido mundialmente, trará benefícios diretos e indiretos para a economia local, dinamizando setores como o turismo, a restauração e os serviços. Com o apoio logístico da Câmara Municipal e a estrutura organizacional já estabelecida, acredita-se que Viana do Castelo poderá acolher este evento e reforçar a sua posição como destino atrativo para eventos de grande escala.
A proposta agora aprovada indica que a realização do EuRuKo na cidade permitiria atrair novos públicos internacionais, posicionando Viana do Castelo no mapa dos grandes eventos tecnológicos e reforçando a sua capacidade de receber conferências internacionais; gerar impacto económico e turístico, beneficiando o comércio local, a hotelaria e a restauração, com a chegada de centenas de participantes vindos de vários países; estimular o ecossistema tecnológico local, promovendo o intercâmbio entre profissionais da área e fomentando o interesse por Ruby e outras tecnologias emergentes.
Um munícipe de Viana do Castelo, programador da linguagem Ruby e membro ativo desta comunidade internacional, está a coordenar a candidatura, tendo o apoio da Link Cowork & Business (espaço de coworking), que assumiu a organização do EuRuKo Portugal.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou que o prazo para apresentação de propostas ao concurso internacional para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia o prédio Coutinho, foi prolongado até dia 14.
As entidades parceiras do projeto europeu RedCIFT acabam de lançar o website oficial da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços (RED CIFT), acessível em https://red-cift.eu/. Esta plataforma tem como objetivo promover o turismo fluvial sustentável e criar uma rede de destinos náutico-culturais nas bacias transfronteiriças dos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.
O Livre anunciou que o artista plástico João Puig é o número 1 pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo nas legislativas de maio.
Portugal foi ultrapassado pelos Países Baixos no ranking da FIFA, tendo caído para o sétimo lugar de uma classificação que foi divulgada e que continua a ser liderada pela Argentina, campeã mundial de futebol.
Viana do Castelo vai receber, nos dias 18 e 19 de setembro, o EuRuKo (European Ruby Conference), a maior e mais longa conferência sobre Ruby na Europa, reunindo anualmente cerca de 700 participantes, além de oradores de renome internacional.
A companhia Krisálida estreia um novo espetáculo de teatro de marionetas, "O Velho Eremita", uma criação que funde fantasia e consciência ambiental para sensibilizar o público infantojuvenil sobre a importância vital da água e os desafios das alterações climáticas. A estreia acontece a 13 de abril, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, às 17h00.
Este sábado, 5 de abril, às 21h30, terá lugar a encenação da Paixão de Cristo, junto à Capela de São João, na alameda com o mesmo nome, na Vila de Ponte de Lima. A representação estará a cargo de um grupo composto por mais de uma centena de atores amadores da Paróquia de Tadim, Braga.