O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou hoje presença na abertura das 7ªs Conferências P3DT - Planeamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento do Território, dedicadas ao tema “Cidades (Inter)médias e encontros urbano-rurais”, que acontecem entre hoje e amanhã na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e que contaram com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
No fórum, a governante defendeu que “a proximidade política é muito importante”, afirmando que o Governo quer implementar conceitos “de multigovernação” já que quer “uma administração cada vez mais próxima dos cidadãos”. “Queremos cidades cada vez mais competitivas, mais sustentáveis e cada vez mais inovadoras nas respostas aos serviços de interesse geral”, frisou.
“Os desafios que hoje se colocam para estas cidades são múltiplos e vão desde as questões da mobilidade às novas formas de trabalho, as questões da habitação e da provisão de serviços públicos”, entre outros, considerou. “As políticas de proximidade são muito importantes para identificar com mais celeridade eventuais problemas ou constrangimentos e também para desenhar respostas mais céleres. São também estes atores mais próximos do território que melhor identificam as potencialidades que existem em determinada localidade e região”, assumiu ainda.
Para tal, referiu, “estamos a implementar uma maior autonomia a nível das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional que deverá ter repercussões na forma como se gerem equipamentos e serviços”. “Defendemos um maior conhecimento das potencialidades dos territórios e sabemos que os meios rurais e urbanos são complementares e, no que toca a cidades médicas e intermédias, trabalhamos muito do ponto de vista territorial e a questão da escala e das interligações”, considerou.
Já o autarca vianense, Luís Nobre, afirmou que “os territórios e os desenvolvimentos não param e temos de ter capacidade de antecipação, quais os caminhos e fatores a seguir e quais os agentes que podem auxiliar-nos no caminho”. “A proximidade permite-nos encontrar soluções mais assertivas e mais céleres, valorizando a coesão que é necessária aos territórios”, disse.
O Presidente da Comissão Organizadora dos P3DT, José Alberto Rio Fernandes, realçou que estas conferências “procuram cruzar academia com debate político e trabalho de campo”, visando “aprofundar o debate, assumindo-se como um espaço de aprendizagem”.
Também o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, referiu que “esta área é essencial para melhorar políticas públicas neste domínio” e que “dentro das políticas nacionais e europeias, temos de ter sempre capacidade de acomodar as especificidades de cada território”.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.