Logo
Regional

Viana do Castelo acolhe 56º Conselho Nacional da Associação Guias de Portugal

8 Março, 2024 | 15:37
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Associação Guias de Portugal organiza o 56.º Conselho Nacional em Viana do Castelo. A Associação Guias de Portugal (AGP) é uma associação de utilidade pública, assente no voluntariado e promove o Guidismo – movimento de educação não formal, baseado no Método criado por Robert Baden-Powell.

Tem como missão proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis,

A AGP é membro da Associação Mundial das Guias – WAGGGS (World Association of Girl Guides and Girl Scouts), que pertence a 10 milhões de Guias espalhadas por mais de 150 países.

Esta que é a maior associação juvenil feminina em Portugal, desde 1931, vai realizar o seu 56º Conselho Nacional em Viana do Castelo, no dia 9 de março de 2024 no auditório Professor Lima de Carvalho – IPVC.

Conforme consta nos estatutos da AGP, tem assento em Conselho Nacional (CN), com o poder de voto consultivo ou deliberativo, as guias designadas por Moinho (17-21 anos), as Estagiárias a Dirigentes e Dirigentes (+21 anos). Assim, as jovens reúnem anualmente em CN, com vista a definir o rumo da Associação.

Este Conselho Nacional reveste-se de particular importância ao realizar-se no ano em que decorrerá o X Acampamento Nacional, tornando-se, assim, essencial para a construção desta atividade.

Desta forma, a Região de Viana do Castelo, irá receber mais de 350 Guias vindas de todas as regiões do país, empenhadas no futuro da Associação.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Novembro, 2025

Valença recebe mais uma edição do “Fortaleza de Chocolate” com 11 dias de magia e sabor

Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.

Regional 25 Novembro, 2025

Ponte de Lima acolhe exposição “Brinquedos que Contam Histórias”

Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.

Nacional 25 Novembro, 2025

CP reforça oferta no Porto e em Lisboa durante época natalícia

A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.

Regional 24 Novembro, 2025

Santa Luzia mantém tradição do moscatel e banana na véspera de Natal em Viana do Castelo

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.

Regional 24 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Presidentes de Junta em sessão dedicada ao reforço da proteção civil

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.

Regional 24 Novembro, 2025

Valença lança “Natal em Movimento” para animar férias escolares de 60 crianças

A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.

Internacional 24 Novembro, 2025

Viana do Castelo encerra participação de sucesso na 26.ª edição do Xantar em Ourense

A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.