Associação Guias de Portugal organiza o 56.º Conselho Nacional em Viana do Castelo. A Associação Guias de Portugal (AGP) é uma associação de utilidade pública, assente no voluntariado e promove o Guidismo – movimento de educação não formal, baseado no Método criado por Robert Baden-Powell.
Tem como missão proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis,
A AGP é membro da Associação Mundial das Guias – WAGGGS (World Association of Girl Guides and Girl Scouts), que pertence a 10 milhões de Guias espalhadas por mais de 150 países.
Esta que é a maior associação juvenil feminina em Portugal, desde 1931, vai realizar o seu 56º Conselho Nacional em Viana do Castelo, no dia 9 de março de 2024 no auditório Professor Lima de Carvalho – IPVC.
Conforme consta nos estatutos da AGP, tem assento em Conselho Nacional (CN), com o poder de voto consultivo ou deliberativo, as guias designadas por Moinho (17-21 anos), as Estagiárias a Dirigentes e Dirigentes (+21 anos). Assim, as jovens reúnem anualmente em CN, com vista a definir o rumo da Associação.
Este Conselho Nacional reveste-se de particular importância ao realizar-se no ano em que decorrerá o X Acampamento Nacional, tornando-se, assim, essencial para a construção desta atividade.
Desta forma, a Região de Viana do Castelo, irá receber mais de 350 Guias vindas de todas as regiões do país, empenhadas no futuro da Associação.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.