Associação Guias de Portugal organiza o 56.º Conselho Nacional em Viana do Castelo. A Associação Guias de Portugal (AGP) é uma associação de utilidade pública, assente no voluntariado e promove o Guidismo – movimento de educação não formal, baseado no Método criado por Robert Baden-Powell.
Tem como missão proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis,
A AGP é membro da Associação Mundial das Guias – WAGGGS (World Association of Girl Guides and Girl Scouts), que pertence a 10 milhões de Guias espalhadas por mais de 150 países.
Esta que é a maior associação juvenil feminina em Portugal, desde 1931, vai realizar o seu 56º Conselho Nacional em Viana do Castelo, no dia 9 de março de 2024 no auditório Professor Lima de Carvalho – IPVC.
Conforme consta nos estatutos da AGP, tem assento em Conselho Nacional (CN), com o poder de voto consultivo ou deliberativo, as guias designadas por Moinho (17-21 anos), as Estagiárias a Dirigentes e Dirigentes (+21 anos). Assim, as jovens reúnem anualmente em CN, com vista a definir o rumo da Associação.
Este Conselho Nacional reveste-se de particular importância ao realizar-se no ano em que decorrerá o X Acampamento Nacional, tornando-se, assim, essencial para a construção desta atividade.
Desta forma, a Região de Viana do Castelo, irá receber mais de 350 Guias vindas de todas as regiões do país, empenhadas no futuro da Associação.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.