Decorre até 8 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, a 10ª Edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, encontro internacional de criação artística e formação entre profissionais de artes performativas.
A edição deste ano conta com sessões de formação dirigidas por Albano Jerónimo, Isabel Barros, Jana Pacheco (Espanha), Jérôme Junod (Suiça), Ricardo Simões, Sara Belo e Teresa Coutinho, ministradas para um conjunto de 20 intérpretes e estudantes de interpretação de Portugal e Espanha.
Em simultâneo, até 25 assistentes previamente inscritos para o efeito, acompanham as sessões de trabalho na plateia da Sala Principal do centenário Teatro Municipal Sá de Miranda, um dos mais antigos do país.
No dia 8 de agosto, às 19h00, é apresentado ao público um exercício performativo criado a partir do trabalho desenvolvido por cada artista ao longo de 10 dias de experimentação coletiva.
A entrada é livre e, no final, são entregues os certificados de participação e revelado o tema da edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras de 2025.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.