Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.
O anúncio foi feito antes da ordem do dia da reunião camarária, em resposta a uma questão do vereador do PSD, Duarte Martins, sobre medidas para dinamizar o centro histórico da cidade. O autarca social-democrata defendeu a simplificação dos processos de licenciamento, enquanto Luís Nobre destacou a nova ferramenta digital.
Segundo o presidente da Câmara, a IA permitirá rastrear de forma digital todos os pedidos submetidos ao município, seja uma licença, um processo em fase inicial ou um aditamento. O objetivo é aumentar o rigor e a celeridade na análise dos processos e reduzir erros humanos.
“O objetivo é abandonarmos a perceção de que nem sempre decidimos bem e que erramos muito. Com 50 funcionários a tratar mais de 17 mil requerimentos de 1.500 processos de licenciamento de obras, é natural que ocorram erros. A IA vai ajudar-nos a errar menos e a responder com mais eficiência”, explicou Luís Nobre, adiantando que, durante o mês de março, a ferramenta será disponibilizada aos munícipes que queiram iniciar uma operação urbanística.
O presidente recordou ainda que, em 2010, Viana do Castelo foi o primeiro município do país a desmaterializar os processos de licenciamento, ligando-os diretamente ao arquivo municipal, reforçando a tradição da cidade na inovação administrativa.
Com esta iniciativa, a Câmara pretende não só reduzir prazos como também reforçar a confiança dos cidadãos na eficiência dos serviços municipais.
O Club Lote 5 e a Timbre Cósmico estão a preparar mais um super evento no Club Lote 5 na marina de Viana do Castelo.
Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.
Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.
Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.
O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.
O Município de Ponte da Barca abriu, na passada segunda-feira, dia 16, as inscrições para aulas de pintura dirigidas à população de todas as idades. A iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção cultural e artística no concelho.