Logo
Regional

Viana do Castelo abre concurso para venda de casas a custos controlados

18 Junho, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na segunda-feira, em reunião ordinária, a proposta de Atribuição de Habitações em Regime de Venda a Custos Controlados no âmbito do Programa Integrado de Habitação do Município vianense. 

Foi, assim, aprovado proceder à abertura de Concurso de Atribuição de Habitações em Regime de Venda a Custos Controlados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, refere que a autarquia pretende apostar numa habitação mais justa, mais inclusiva, mais acessível. Para tal, o Programa Integrado de Habitação de Viana do Castelo começou com a aquisição de um conjunto de terrenos/lotes para construção de habitações destinadas à classe média, com custo controlado, ou seja, com valores inferiores aos de mercado, de forma a permitir o acesso a famílias jovens e a agregados familiares com rendimento mensal entre 1.700 e 3.000 euros. Na vila de Darque, vão ser construídos 64 fotos – tipologias T1, T2 e T3, com “áreas simpáticas”, de acordo com o autarca.

“Vamos abrir procedimento para a apresentação de candidaturas para os 64 fogos em Darque. Pretendemos que seja um procedimento conduzido a custos controlados”, referiu hoje o autarca vianense. “Definimos algumas regras que são absolutamente fundamentais para não subverter o princípio deste Programa Integrado de Habitação”, referiu Luís Nobre.

A atribuição de habitações será realizada mediante procedimento de concurso. O concurso contempla as seguintes fases: fase 1, criação de bolsa de interessados através de apresentação de candidatura; fase 2, ordenação dos candidatos e atribuição das habitações; fase 3, celebração de contrato promessa de compra e venda.

O procedimento terá início com a Fase 1, com a aprovação, hoje, da proposta, pelos órgãos municipais, que será agora publicitada através de EDITAL onde se definirão os termos e prazos do procedimento.

Para consulta do processo, os interessados podem aceder à página eletrónica do Município de Viana do Castelo – www.cm-viana-castelo.pt

Em termos de Critérios de Acesso, os candidatos devem:

– Residir, comprovadamente, no concelho de Viana do Castelo há pelo menos 10 anos, com morada fiscal devidamente atribuída e coincidente com a morada constante na candidatura;

– Ser maior de 18 anos;

– Ter nacionalidade portuguesa ou qualquer outra nacionalidade, desde que com título válidos e permanente de residência em território português;

– Nenhum elemento que compõe o agregado familiar pode ser proprietário, usufrutuário, arrendatário ou detentor de outro título de prédio urbano ou de fração autónoma de prédio urbano destinado a habitação;

– Nenhum elemento que compõe o agregado familiar pode ter dívidas ao Município, aos serviços municipalizados ou a empresas locais de natureza municipal;

– Nenhum elemento que compõe o agregado familiar pode possuir dívidas à Autoridade Tributária e Aduaneira e à Segurança Social;

– Possuir um rendimento médio mensal ilíquido do agregado familiar entre 1.700 e 3.000 euros.

Estes loteamentos municipais para habitação têm também em fase de preparação de lançamento de concurso, na freguesia de S. Romão de Neiva, a criação de 18 lotes numerados, de uso habitacional, com tipologias T2 e T3, a surgir no Lugar de Três Marcos.

Este investimento na habitação vem juntar-se à “Estratégia Local de Habitação – 1º Direito” do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que está a representar um investimento de quase 51 milhões de euros no concelho vianense.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 28 Dezembro, 2025

PSP e GNR contabilizam 15 mortos em acidentes rodoviários no Natal

A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.

Regional 28 Dezembro, 2025

Centro Social de Santa Marta viveu semana marcada pelo espírito natalício, solidariedade e emoção

O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira homenageia Duarte Cunha pelo titulo de Campeão do Mundo Sub-17

Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.

Desporto 27 Dezembro, 2025

Alex Figueiredo e Mónica Silva vencem corrida São Silvestre de Viana do Castelo

Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).

Música 27 Dezembro, 2025

Concerto de Natal reúne CouraVoce e Viana D’Arcus na Igreja Ecce Homo em Padornelo

É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Passagem de Ano deverá ser seca e com temperaturas dentro do normal

A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 27 Dezembro, 2025

Festival de Dança anima Viana do Castelo de 30 de janeiro a 1 de fevereiro

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.