Logo
Regional

Viana do Castelo abre concurso para reconversão de antigo matadouro

27 Agosto, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo abriu concurso público para a reconversão do antigo matadouro em laboratório de inovação digital alimentado a hidrogénio, por 3,2 milhões de euros, de acordo com uma publicação em Diário da República.

O documento prevê a execução do projeto, designado VIANA S+T+ARTS CENTRE, em 420 dias.

De acordo com o anúncio, publicado na segunda-feira em Diário da República (DR), o preço base é de 3.226.377,20 euros, ficando o laboratório na União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.

O prazo para apresentação de propostas termina no dia 25 de setembro.

Os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas 66 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas.

O projeto insere-se num investimento global de 6,2 milhões de euros, financiado em cerca de cinco milhões de euros pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A proposta do projeto de execução foi aprovada no dia 06 por unanimidade. Já a proposta de abertura de procedimento por concurso público, a aprovação da despesa e a nomeação do júri contou com a abstenção do vereador independente Eduardo Teixeira e do vereador do PSD Paulo Vale.

Para o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre (PS), este é “talvez o projeto mais significativo que aconteceu em Viana do Castelo”, destacando-se a “ação alavancadora da cidade no futuro”.

De acordo com a memória descritiva e justificativa do projeto, propõe-se a intervenção em todo o recinto para a concretização de um processo de renovação e construção inovador, no âmbito da Iniciativa Urbana Europeia (EUI).

O projeto prevê a preservação da imagem formal do conjunto edificado existente, propondo-se “a reconstrução, com tecnologia compatível, das coberturas de telha com estrutura de madeira (introduzindo impermeabilização e isolamento térmico e melhorando assim a resposta global construtiva dos edifícios) e a reabilitação dos rebocos exteriores que são elementos essenciais da caracterização formal dos edifícios”.

Na área exterior a sul, vão ser “criadas as condições para a implantação de contentor para instalação de todo o equipamento técnico necessário à produção de energia a hidrogénio, assim como para a futura implantação de uma casa que se move”.

Vai ainda ser “construído um novo edifício a poente do edifício central que garanta um amplo espaço de trabalho, de caráter flexível e divisível com partições interiores”.

O projeto de reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal no edifício do Viana Starts “vai utilizar um conjunto de soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, baixo teor de carbono e economia circular”, indica o município.

O edifício irá ter elevada eficiência energética, prevendo-se que o excesso de energia renovável obtida num sistema híbrido fotovoltaico e eólico seja armazenada num sistema a hidrogénio, pioneiro a nível nacional em edifícios públicos.

“A solução de reserva de energia à base de hidrogénio será utilizada quando a energia do sol ou do vento não puder ser utilizada, por exemplo para o período noturno ou em períodos menos ventosos”, explica o município.

O Viana Starts irá ter um laboratório criativo e comunitário, baseado no espírito da Ciência + Tecnologia + Arte, para que este seja um futuro espaço de criação.

“Até final do ano, a câmara municipal deverá avançar com o início da obra de reabilitação, que irá ser concluída até final de 2026”, acrescenta.

A Associação Juvenil de Deão, o Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, a Inova+, o Dinamo10 – Creative Hub, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo são os parceiros da autarquia neste projeto.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Dezembro, 2025

TuViana marca mês de julho de 2025 e afirma Viana do Castelo na mobilidade sustentável

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Mulher detida por tráfico de droga na A3 em Valença

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.

Internacional 30 Dezembro, 2025

Estudante brasileira destaca experiência transformadora em mobilidade académica no Politécnico de Viana do Castelo

Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.

Regional 30 Dezembro, 2025

Junho de 2025 consagra Santa Luzia FC e afirma o desporto feminino em Viana do Castelo

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.

Nacional 30 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe New Year 2026 com noite de luxo e música internacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.

Cultura 30 Dezembro, 2025

Espetáculo “Maria do Amparo” assinala encerramento dos 85 anos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.