Logo
Regional

Viana do Castelo abre concurso para obras de conservação da Igreja de S. Domingos

26 Junho, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo decidiu, por unanimidade, abrir um concurso público, no valor de 749.246 euros, para obras na Igreja de São Domingos, onde se encontra sepultado o beato Frei Bartolomeu dos Mártires.

De acordo com a proposta apresentada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, a empreitada visa a substituição da cobertura e da caixilharia exterior que se encontram “em elevado estado de degradação”.

A intervenção, que terá um prazo de execução de 270 dias, recolheu parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e será comparticipada por fundos comunitários do Norte 2030, no âmbito de uma candidatura, já aprovada, ao programa Rotas Culturais.

“A intervenção é urgente e emergente. Temos de estancar as infiltrações para evitar maior degradação do património. Temos de avançar com a execução do projeto até setembro. Demoraram a ativar o programa e agora corremos contra o tempo”, sublinhou o autarca socialista.

Situada no Largo de São Domingos, em Monserrate, a igreja propriedade do Estado integra o antigo convento de Santa Cruz, depois designado de São Domingos, que, tal como a igreja, foi mandado construir por Frei Bartolomeu dos Mártires, declarado santo em 2019 pelo Papa Francisco.

Foi naquele convento que o beato morreu a 16 de julho de 1590 e onde se encontra sepultado.

Classificada como Monumento Nacional, a sua construção remonta ao século XVI, tendo sido alvo de obras ao longo dos dois séculos seguintes.

Da autoria do mestre João Lopes “o Moço”, e elaborada segundo os rigorosos planos e indicações de Frei Bartolomeu dos Mártires”, a igreja do Convento de São Domingos “é um claro exemplar das exigências arquitetónicas contrarreformistas”.

A proposta hoje aprovada “cumpre com o disposto no regulamento do Plano de Pormenor do Centro Histórico”, nomeadamente no que diz respeito à manutenção do “sistema construtivo original em madeira, procedendo-se apenas a reparações pontuais e substituição de elementos danificados”.

O projeto prevê a “preservação integral da dimensão e organização dos vãos”, sendo que “na substituição das caixilharias serão empregues elementos com as mesmas características e detalhe construtivo dos existentes”.

As “características físicas da cobertura serão mantidas, sendo recoberta com telha de barro, rematada com telhão de beirado sobre a cornija e, as caleiras e tubos de queda serão em zinco puro”.

No interior do templo está prevista “a reabilitação do teto em madeira pintada da capela-mor”.

Serão “removidas as peças que se verifiquem não apresentarem possibilidade de recuperação, aplicando-se novas com idêntico material, dimensões e acabamentos (pintura). Após limpeza e tratamento, o teto será pintado em cor branca com tinta de óleo”.

No exterior, o projeto inclui a “recuperação e limpeza de gradeamento em ferro existente no vão semicircular na fachada sul, incluindo aplicação de aparelho e pintura em três demãos, pintura geral de superfícies rebocadas em fachadas e torreões, procedendo a reparações pontuais onde necessário e limpeza de cantarias”.

De acordo com a informação hoje apresentada pela autarquia, o projeto de conservação do templo foi desenvolvido pela Fábrica da Igreja de São Domingos.

Em janeiro último, foi assinado um protocolo em que a Fábrica da Igreja cedeu o projeto de execução da obra ao município.

Bartolomeu dos Mártires foi declarado venerável, em 23 de março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e beato, em 04 de novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

Bartolomeu dos Mártires (nascido Bartolomeu Fernandes) nasceu em Lisboa, em 03 de maio de 1514, e morreu em Viana do Castelo, em 16 de julho de 1590.

Em Viana do Castelo não ficou apenas conhecido por ter mandado construir o convento tal como a igreja contígua, mas sobretudo pela sua dedicação aos pobres.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 28 Dezembro, 2025

Galiza cria nova categoria para rotas culturais ligadas ao Caminho de Santiago

O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.

Regional 28 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra entrada em 2026 com festa inspirada nos Anos 20

Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe evento pioneiro de voleibol adaptado

Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.

Regional 28 Dezembro, 2025

Unidade Local de Saúde do Alto Minho celebra parto 1500 de 2025

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.

Regional 28 Dezembro, 2025

Crianças da freguesia de Miranda espalham “Uma Receita de Amor” pelos idosos do concelho

A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.

Nacional 28 Dezembro, 2025

PSP e GNR contabilizam 15 mortos em acidentes rodoviários no Natal

A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.

Regional 28 Dezembro, 2025

Centro Social de Santa Marta viveu semana marcada pelo espírito natalício, solidariedade e emoção

O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.