Logo
Regional

Viana do Castelo abre concurso para obras de conservação da Igreja de S. Domingos

26 Junho, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo decidiu, por unanimidade, abrir um concurso público, no valor de 749.246 euros, para obras na Igreja de São Domingos, onde se encontra sepultado o beato Frei Bartolomeu dos Mártires.

De acordo com a proposta apresentada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, a empreitada visa a substituição da cobertura e da caixilharia exterior que se encontram “em elevado estado de degradação”.

A intervenção, que terá um prazo de execução de 270 dias, recolheu parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e será comparticipada por fundos comunitários do Norte 2030, no âmbito de uma candidatura, já aprovada, ao programa Rotas Culturais.

“A intervenção é urgente e emergente. Temos de estancar as infiltrações para evitar maior degradação do património. Temos de avançar com a execução do projeto até setembro. Demoraram a ativar o programa e agora corremos contra o tempo”, sublinhou o autarca socialista.

Situada no Largo de São Domingos, em Monserrate, a igreja propriedade do Estado integra o antigo convento de Santa Cruz, depois designado de São Domingos, que, tal como a igreja, foi mandado construir por Frei Bartolomeu dos Mártires, declarado santo em 2019 pelo Papa Francisco.

Foi naquele convento que o beato morreu a 16 de julho de 1590 e onde se encontra sepultado.

Classificada como Monumento Nacional, a sua construção remonta ao século XVI, tendo sido alvo de obras ao longo dos dois séculos seguintes.

Da autoria do mestre João Lopes “o Moço”, e elaborada segundo os rigorosos planos e indicações de Frei Bartolomeu dos Mártires”, a igreja do Convento de São Domingos “é um claro exemplar das exigências arquitetónicas contrarreformistas”.

A proposta hoje aprovada “cumpre com o disposto no regulamento do Plano de Pormenor do Centro Histórico”, nomeadamente no que diz respeito à manutenção do “sistema construtivo original em madeira, procedendo-se apenas a reparações pontuais e substituição de elementos danificados”.

O projeto prevê a “preservação integral da dimensão e organização dos vãos”, sendo que “na substituição das caixilharias serão empregues elementos com as mesmas características e detalhe construtivo dos existentes”.

As “características físicas da cobertura serão mantidas, sendo recoberta com telha de barro, rematada com telhão de beirado sobre a cornija e, as caleiras e tubos de queda serão em zinco puro”.

No interior do templo está prevista “a reabilitação do teto em madeira pintada da capela-mor”.

Serão “removidas as peças que se verifiquem não apresentarem possibilidade de recuperação, aplicando-se novas com idêntico material, dimensões e acabamentos (pintura). Após limpeza e tratamento, o teto será pintado em cor branca com tinta de óleo”.

No exterior, o projeto inclui a “recuperação e limpeza de gradeamento em ferro existente no vão semicircular na fachada sul, incluindo aplicação de aparelho e pintura em três demãos, pintura geral de superfícies rebocadas em fachadas e torreões, procedendo a reparações pontuais onde necessário e limpeza de cantarias”.

De acordo com a informação hoje apresentada pela autarquia, o projeto de conservação do templo foi desenvolvido pela Fábrica da Igreja de São Domingos.

Em janeiro último, foi assinado um protocolo em que a Fábrica da Igreja cedeu o projeto de execução da obra ao município.

Bartolomeu dos Mártires foi declarado venerável, em 23 de março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e beato, em 04 de novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

Bartolomeu dos Mártires (nascido Bartolomeu Fernandes) nasceu em Lisboa, em 03 de maio de 1514, e morreu em Viana do Castelo, em 16 de julho de 1590.

Em Viana do Castelo não ficou apenas conhecido por ter mandado construir o convento tal como a igreja contígua, mas sobretudo pela sua dedicação aos pobres.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 6 Setembro, 2025

Portugal regista verão mais quente dos últimos 94 anos

Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.

Regional 6 Setembro, 2025

Vila Nova de Cerveira lança novas peças da coleção “Conta de Cerveira – Joia Municipal”

Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.

Desporto 6 Setembro, 2025

Viana do Castelo avança como cidade piloto no projeto europeu STANDOUT para o desporto outdoor

Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.

Desporto 6 Setembro, 2025

Liga Feminina de futsal arranca com duelo entre campeão Nun’Álvares e vice-campeão Santa Luzia

A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.

Regional 6 Setembro, 2025

Monção avança com requalificação do Centro de Saúde

A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.

Música 6 Setembro, 2025

NOBLE atua em Viana do Castelo na próxima sexta-feira

O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.

Regional 6 Setembro, 2025

Viana do Castelo: Assalto ao Museu do Ouro faz hoje 18 anos

Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.