A Câmara de Viana do Castelo abriu um concurso público, pelo preço base de 721.190 euros, sem IVA, para garantir o fornecimento, instalação, colocação em serviço e manutenção de sistemas para operação de transporte público municipal.
De acordo com o anúncio, publicado em Diário da República, o prazo de execução do contrato que vai garantir a parte operacional do serviço tem a duração de três anos.
O atual contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros foi celebrado entre o município e a Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública em 2015 e termina no final do setembro.
Em maio de 2024, a autarquia decidiu assumir a exploração do serviço a partir dessa data.
Segundo o anúncio, o concurso público divide-se em quatro lotes, sendo que o primeiro, no valor de 16.578 euros, sem IVA, diz respeito aos títulos de transporte, o segundo relativo à bilhética, apoio à exploração e informação ao público e tem um preço base, sem IVA, de 513.162 euros.
O lote 3, de prestação de contas, apresenta um valor base de 56.95 euros e, por último o planeamento de serviços vai a concurso público pelo preço base, sem IVA, de 134.500 euros.
O prazo para apresentação das propostas termina às 17:00 do dia 26 agosto, sendo que os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 66 dias daquela data.
Em junho de 2024, a Câmara aprovou a alteração do mapa de pessoal do município para contratar 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.
Em março último, a autarquia anunciou que os 15 autocarros elétricos que a Câmara de Viana do Castelo comprou por 5,1 milhões de euros serão entregues até outubro, para garantir o serviço público de transportes urbanos.
A aquisição de autocarros elétricos, por lotes, foi contratada à Mota-Engil Renewing, S.A.
O primeiro lote, no valor de 3.775.182,50 euros, é relativo a 10 autocarros ‘standard’ (10-12,5 metros de comprimento) e o segundo, orçado em 1.349.609,75 euros, a cinco autocarros ‘midi’ (7-8,5 metros). A estes valores acresce o IVA, à taxa legal em vigor.
A aquisição dos autocarros elétricos, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como “objetivo continuar a prestar o serviço anteriormente estabelecido com os munícipes, mantendo a rede existente”.
O serviço que o município vai assegurar a partir de setembro “introduz a individualização da linha para Vila Nova de Anha e Cabedelo (Darque), com a criação de duas novas linhas, de modo a servir melhor os utilizadores dos transportes públicos e corresponder às suas necessidades e estilos de vida”.
Em janeiro último, a Câmara de Viana do Castelo aprovou, por maioria, a abertura de um concurso público para a construção de um parque de estacionamento para os autocarros de transporte público, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.
Trata-se da construção de um parque de estacionamento com capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento, financiado pelo município, localizado na Praia Norte, junto aos armazéns dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC).
Vila Nova de Cerveira regista um desempenho notável no setor exportador, ao alcançar um crescimento de 10,9% nas exportações de bens durante o primeiro trimestre de 2025, face ao período homólogo de 2024.
A 27ª edição da Arte na Leira já abriu portas. A "receber-nos", logo à entrada, um trabalho imponente, e não é só por ser de grandes dimensões: Trata-se de uma intervenção artística do pintor Mário Rocha, numa "tela" muito especial, uma velha porta da estação de caminho de ferro.
D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo, anunciou, na sexta-feira, as nomeações de alguns padres da diocese alto minhota para o ano pastoral 2025/2026.
Foi inaugurado, no sábado, o novo relvado sintético do Estádio Dr. José Alpuim Sobrinho em Vila Nova de Anha. Um projeto promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Anha (ADCA), em colaboração com a Junta de Freguesia local e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Após o anúncio da nova direção, liderada por Pedro Natário, a Juventude de Viana não perde tempo e assegura quatro novas contratações para a próxima época desportiva.
A empresa portuguesa Atelier SAMTHIAGO vai integrar o projeto "Memorias y Patrimónios" para recuperar o património histórico de Valência, em Espanha, destruído pelas chuvas torrenciais e inundações em outubro de 2024.
Chega o verão e, com ele, as férias. Se, por um lado, os horários se tornam mais flexíveis, por outro, os padrões alimentares mudam, as rotinas alteram-se e estas mudanças podem desregular o eixo intestino-cérebro.