O Porta a Porta iniciou, dia 25 de janeiro, no Porto, uma campanha nacional sob o lema "MAIS CASAS PÚBLICAS, menos crise na habitação".
A situação atual obriga à regulação dos preços, das rendas e nos créditos e do alargamento da duração dos contratos, como também à introdução de casas públicas no mercado.
Sobre esta última solução, o Porta a Porta considera que é vasto o património público espalhado pelo país, uma boa parte ao abandono, e que continua sem estar cadastrado e registado de forma global pelo Governo como disponível para construção de habitação pública.
A par disto, relativamente ao PRR, das 26 mil casas públicas previstas construir até 2026, apenas 20707 estão contratualizadas de facto, isto é, 79,6% e apenas 132 estavam concluídas até Junho passado, isto é, bem menos que 1% do objetivo.
Também sobre a «lei dos solos» e as recentes alterações que introduzem o conceito de «valor moderado», o Porta a Porta avalia que tal vai acelerar e fazer aumentar os preços da habitação e levantar graves problemas no ordenamento, meio-ambiente e segurança das cidades e com isto o Governo privilegia a construção privada e a especulação em vez da salvaguarda do território e a construção pública.
A campanha em questão passará por várias cidades do país ao longo do mês e vai acabar em Lisboa, no próximo dia 25 de Fevereiro, com uma concentração junto ao antigo Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro.
Assim, a organização apela à participação na concentração marcada para quinta-feira, 6 de janeiro, na Avenida Conde Carreira, junto ao edifício da antiga residência feminina.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.