O Porta a Porta iniciou, dia 25 de janeiro, no Porto, uma campanha nacional sob o lema "MAIS CASAS PÚBLICAS, menos crise na habitação".
A situação atual obriga à regulação dos preços, das rendas e nos créditos e do alargamento da duração dos contratos, como também à introdução de casas públicas no mercado.
Sobre esta última solução, o Porta a Porta considera que é vasto o património público espalhado pelo país, uma boa parte ao abandono, e que continua sem estar cadastrado e registado de forma global pelo Governo como disponível para construção de habitação pública.
A par disto, relativamente ao PRR, das 26 mil casas públicas previstas construir até 2026, apenas 20707 estão contratualizadas de facto, isto é, 79,6% e apenas 132 estavam concluídas até Junho passado, isto é, bem menos que 1% do objetivo.
Também sobre a «lei dos solos» e as recentes alterações que introduzem o conceito de «valor moderado», o Porta a Porta avalia que tal vai acelerar e fazer aumentar os preços da habitação e levantar graves problemas no ordenamento, meio-ambiente e segurança das cidades e com isto o Governo privilegia a construção privada e a especulação em vez da salvaguarda do território e a construção pública.
A campanha em questão passará por várias cidades do país ao longo do mês e vai acabar em Lisboa, no próximo dia 25 de Fevereiro, com uma concentração junto ao antigo Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro.
Assim, a organização apela à participação na concentração marcada para quinta-feira, 6 de janeiro, na Avenida Conde Carreira, junto ao edifício da antiga residência feminina.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.