O presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu hoje que o município “não tem razões formais” para sair da Águas do Alto Minho (AdAM), garantindo que estará atento à alteração de “pressupostos da agregação” àquela empresa.
“Neste momento, não tenho razões formais [para sair da ADAM]. Os contratos são para cumprir. Se houver alguma ação que o ponha em causa, irei interpretar. Assumi estar atento e diligenciar em função do que surgir. Se se esbaterem os pressupostos da agregação, tomarei uma posição”, afirmou Luís Nobre.
O autarca socialista respondia, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, às interpelações dos vereadores da CDU, PSD e do independente Eduardo Teixeira na sequência da ação movida pelas câmaras de Valença e Vila Nova de Cerveira, junto do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga, para ultrapassarem uma questão jurídica que os impede de saírem da Águas do Alto Minho (AdAM).
Em causa está o “pedido de declaração de ilegalidade do número sete da cláusula 30.ª do contrato de parceria pública celebrado entre o Estado Português [Águas de Portugal] e os municípios do Alto Minho, reconhecendo o direito [aos municípios de Vila Nova de Cerveira e Valença] de resolverem tal contrato, sem a necessária intervenção dos demais municípios outorgantes”.
A AdAM iniciou atividade operacional a 01 de janeiro de 2020 e gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento nos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS).
Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – reprovaram a constituição daquela parceria.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a destacar-se no Times Higher Education World University Rankings 2026 (THE WUR), registando subidas significativas nos domínios da internacionalização e da ligação à indústria e à comunidade. A instituição consolida assim a sua posição entre as melhores do mundo, ao ser reconhecida pelo terceiro ano consecutivo neste prestigiado ranking internacional.
O projeto “Desafio Super S”, lançado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi distinguido com Menção Honrosa na categoria Desporto e Vida Saudável – Apoio às Boas-Práticas de Nutrição, reconhecendo o seu contributo para a promoção de hábitos alimentares equilibrados nas escolas.
Ponte da Barca volta a assinalar o Outubro Rosa, mês dedicado à sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, com a organização de uma caminhada solidária aberta à comunidade. A iniciativa terá lugar no próximo sábado, 26 de outubro, com início às 09h30 nos Paços do Concelho.
O Dia Mundial da Alimentação, comemorado sempre a 16 de outubro, foi criado em 1979 pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) com os objetivos de sensibilizar a população mundial para as desigualdades de acesso a alimentos seguros e nutritivos e destacar a importância da agricultura e dos diferentes sistemas agroalimentares.
A campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe já ultrapassou o meio milhão de vacinados contra o coronavírus, segundo dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A seleção portuguesa de futebol empatou esta terça-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, frente à Hungria, por 2-2, em encontro de apuramento para o Mundial 2026.
O ator Ruy de Carvalho vai abrir o Festival de Teatro de Viana do Castelo, que decorre de 15 a 22 de novembro no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, uma viagem pelos mais de 80 anos da sua carreira.