Viana do Castelo promove, dias 16 e 17 de outubro, o ciclo de capacitação Viana Cuida que acontece, pelo segundo ano, no mês de sensibilização para a importância dos cuidados paliativos e no mês em que se assinala o dia mundial da saúde mental.
Neste evento, serão discutidas as necessidades e desafios colocados aos cuidadores informais, refletindo-se sobre a prática para melhorar os cuidados. O luto e as perdas na família serão igualmente temas em análise. Este ciclo de capacitação é dirigido a profissionais de saúde e outros cuidadores formais.
No dia 16 de outubro, a autarquia promove o Fórum Viana Cuida na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo ao longo de todo o dia. A conferência “A literacia em saúde mental e o bem-estar do cuidador informal” e a mesa de discussão “Uma visão integrada no apoio aos cuidadores informais” acontecem ao longo da manhã, com a tarde a incluir a mesa de discussão “Refletir sobre a prática para melhorar a qualidade dos cuidados”, seguida da conferência “Perdas na família: apoiar e acompanhar as crianças e os jovens”.
O dia encerra com uma visita à exposição “Um Novo Estado Criativo”, projeto de Arte na área de Psiquiatria e de Saúde Mental que resulta de uma parceria entre a P28 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) com o Instituto S. João de Deus (ISJD).
A 17 de outubro, a tarde incluirá workshops na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, dedicados ao “Luto complicado: avaliação e intervenção”, “Luto dos profissionais”, e “A esperança de doentes e familiares na transição para os cuidados em fim de vida”.
A participação neste ciclo é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória até 13 de outubro através do formulário:

Para mais informações: saudemaisproxima@cm-viana-castelo.pt ou 960 273 361.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.