Viana do Castelo promove, dias 16 e 17 de outubro, o ciclo de capacitação Viana Cuida que acontece, pelo segundo ano, no mês de sensibilização para a importância dos cuidados paliativos e no mês em que se assinala o dia mundial da saúde mental.
Neste evento, serão discutidas as necessidades e desafios colocados aos cuidadores informais, refletindo-se sobre a prática para melhorar os cuidados. O luto e as perdas na família serão igualmente temas em análise. Este ciclo de capacitação é dirigido a profissionais de saúde e outros cuidadores formais.
No dia 16 de outubro, a autarquia promove o Fórum Viana Cuida na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo ao longo de todo o dia. A conferência “A literacia em saúde mental e o bem-estar do cuidador informal” e a mesa de discussão “Uma visão integrada no apoio aos cuidadores informais” acontecem ao longo da manhã, com a tarde a incluir a mesa de discussão “Refletir sobre a prática para melhorar a qualidade dos cuidados”, seguida da conferência “Perdas na família: apoiar e acompanhar as crianças e os jovens”.
O dia encerra com uma visita à exposição “Um Novo Estado Criativo”, projeto de Arte na área de Psiquiatria e de Saúde Mental que resulta de uma parceria entre a P28 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) com o Instituto S. João de Deus (ISJD).
A 17 de outubro, a tarde incluirá workshops na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, dedicados ao “Luto complicado: avaliação e intervenção”, “Luto dos profissionais”, e “A esperança de doentes e familiares na transição para os cuidados em fim de vida”.
A participação neste ciclo é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória até 13 de outubro através do formulário:

Para mais informações: saudemaisproxima@cm-viana-castelo.pt ou 960 273 361.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.