Nos próximos dias, Viana do Castelo vai marcar presença em duas feiras de turismo. Na Feira Internacional de Turismo de Navarra (Navartur), em Pamplona, entre os dias 24 e 26 de fevereiro, e na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 1 a 5 de março.
A Navartur é a principal feira de turismo do norte de Espanha, especialmente dedicada ao setor da natureza, da cultura, da gastronomia e da sustentabilidade e é caraterizada por um mercado potencial “muito interessante”, com elevado poder de compra, como Navarra e País Basco. Já a BTL, organizada pela Fundação AIP, é um salão de referência para a indústria do turismo nacional e internacional e é reconhecida no setor como o evento mais importante na área do turismo em Portugal.
“Com estas participações, Viana do Castelo pretende apresentar-se aos visitantes e contactar com agentes e operadores turísticos, com o objetivo de potenciar e promover os seus principais eventos e atrativos turísticos, como o património natural e paisagístico, a riqueza monumental e cultural, incluindo gastronomia, vinhos, artesanato, praias e desportos náuticos e de natureza, bem como o Caminho Português da Costa – Caminhos de Santiago”, esclareceu a autarquia. “Nas feiras, o Município aproveita também para divulgar os agentes turísticos locais que operam no território e a oferta de alojamento e restauração”, completou.
Nas duas feiras de turismo, serão promovidas ainda diversas ações de animação, como degustação e provas de vinho dos produtores locais, workshops dos bordados de Viana, atividades para os mais novos e estará ainda em destaque Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.