Nos próximos dias, Viana do Castelo vai marcar presença em duas feiras de turismo. Na Feira Internacional de Turismo de Navarra (Navartur), em Pamplona, entre os dias 24 e 26 de fevereiro, e na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 1 a 5 de março.
A Navartur é a principal feira de turismo do norte de Espanha, especialmente dedicada ao setor da natureza, da cultura, da gastronomia e da sustentabilidade e é caraterizada por um mercado potencial “muito interessante”, com elevado poder de compra, como Navarra e País Basco. Já a BTL, organizada pela Fundação AIP, é um salão de referência para a indústria do turismo nacional e internacional e é reconhecida no setor como o evento mais importante na área do turismo em Portugal.
“Com estas participações, Viana do Castelo pretende apresentar-se aos visitantes e contactar com agentes e operadores turísticos, com o objetivo de potenciar e promover os seus principais eventos e atrativos turísticos, como o património natural e paisagístico, a riqueza monumental e cultural, incluindo gastronomia, vinhos, artesanato, praias e desportos náuticos e de natureza, bem como o Caminho Português da Costa – Caminhos de Santiago”, esclareceu a autarquia. “Nas feiras, o Município aproveita também para divulgar os agentes turísticos locais que operam no território e a oferta de alojamento e restauração”, completou.
Nas duas feiras de turismo, serão promovidas ainda diversas ações de animação, como degustação e provas de vinho dos produtores locais, workshops dos bordados de Viana, atividades para os mais novos e estará ainda em destaque Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.