Esta segunda-feira, a Câmara Municipal de Viana celebra o Dia Mundial da Alimentação com um conjunto de iniciativas, que decorrem até final do mês de outubro. O objetivo passa por sensibilizar a comunidade para a importância da alimentação na promoção de um estilo de vida saudável.

Neste dia, o Município lança ainda a 2ª edição do “Desafio Super S”, que pretende chegar a 1.000 estudantes das escolas do primeiro ciclo de ensino básico e jardins-de-infância da rede pública, incentivando os mais novos ao consumo de refeições 100% vegetais, equilibradas,
saborosas e sustentáveis.
O Município desafia, pelo segundo ano consecutivo, os jardins-de-infância e escolas do 1º CEB a aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal, a promover lanches saudáveis e sustentáveis e a reduzir o desperdício. Com estes desafios “pretende-se despertar, desde cedo, nos mais novos, bons hábitos alimentares e a consciência de que esses hábitos são, também, determinantes para o futuro desta e das próximas gerações”, explica o Município, num comunicado.
O “Desafio Super S” consiste em três desafios diferentes que podem ser desenvolvidos em conjunto ou separadamente por qualquer professor dos estabelecimentos de ensino do concelho.O desafio número um diz que “Vamos aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal”, que consiste em escolher um dia por mês para fornecer a refeição do almoço unicamente com alimentos de origem vegetal; o desafio número dois propõe “Vamos promover lanches saudáveis e sustentáveis através do consumo de frutas da época e hortícolas nos lanches!”, que consiste em promover o consumo de frutas da época, nos lanches que os alunos trazem de casa, um dia por semana, e a inclusão de hortícolas nos lanches, também uma vez por semana e o desafio número três, “Vamos reduzir o desperdício!”, consiste em adotar, no mínimo, duas medidas de combate ao desperdício de alimentos no refeitório escolar.
Ainda hoje, os alunos da Escola Básica de Subportela vão receber uma sessão de educação alimentar sobre lanches saudáveis e será ainda promovida uma formação, destinada a Assistentes Operacionais Cozinheiros, sobre “Higiene e boas práticas na manipulação de alimentos – refeitórios escolares”.
Serão também promovidas ações de educação para a saúde “Alimentação e Atividade Física e Desportiva”, no âmbito do Programa Cuida-te + do IPDJ, dirigidas a alunos do 8º ano da Escola E.B. 2,3 do Monte da Ola e da Escola E.B. 2,3 da Abelheira.

O programa de comemorações integra ainda a sessão de educação para a saúde “Alimentação Saudável – Açúcares”, dirigida aos utentes do Projeto Diabetes em Movimento, promovido pelo Município, em parceria com ULSAM, com a coordenação da Direção-Geral de Saúde.
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente por mais de 150 países a 16 de outubro, é uma efeméride criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945, que tem por objetivo gerar a reflexão para a importância da alimentação, com base em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida.
O tema deste ano, “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás”, enfatiza a reflexão sobre a necessidade da água para a manutenção da saúde corporal, produção de alimentos e a sua gestão, enquanto recurso finito.
O Club Lote 5, situado na Marina de Viana do Castelo, promove este sábado transmissão do jogo entre a Colômbia e Portugal, seguido de animação com DJ's até às 06h00 da manhã.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.