O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo executivo, recebeu hoje, no Salão Nobre, o ciclista Iúri Leitão que, no passado domingo, conquistou a medalha de ouro no Mundial de Ciclismo de pista na disciplina olímpica de omnium.
Na receção ao atleta, o autarca agradeceu a Iúri Leitão por elevar o nome de Viana do Castelo e por ser um verdadeiro embaixador desportivo do concelho, recordando o trajeto do ciclista, que iniciou na Tensai Sambiental Santa Marta.

“O ciclismo é muito acarinhado em Santa Marta de Portuzelo. É uma paixão dos vianenses, mas muito particularmente acarinhada em Santa Marta e no Vale do Neiva. Ter atletas que se superam e nos fazem acreditar é certamente um grande incentivo à promoção da modalidade no concelho”, frisou Luís Nobre.
Iúri Leitão agradeceu ao Município “por acreditar sempre em mim e por reconhecer o meu trabalho, o que me motiva ainda mais para dar sempre o meu melhor”.
O ciclista de 25 anos assumiu o objetivo de ir aos Jogos Olímpicos do próximo ano, em Paris, indicando também que está já a trabalhar para os campeonatos da Europa e do Mundo, que acontecem no início do próximo ano.
Já o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que Iúri Leitão “e uma aposta contínua e vamos pensar agora no trabalho olímpico dele”.
No passado domingo, Iúri Leitão obteve a medalha de ouro na prova de Omnium, do ciclismo de pista, tendo terminado a última parte do evento, que está no programa Olímpico, com um total de 118 pontos, à frente do canadense Dylan Bibic (94 pontos) e do neerlandês Vincent Hoppezak (92 pontos).
A regularidade foi fundamental para a conquista do ciclista nascido em Viana do Castelo: venceu a corrida de scratch e de tempo, respetivamente primeira e segunda etapas do Omnium, e ficou em segundo na prova de eliminação.
Recorde-se que, na passada terça-feira, o executivo municipal aprovou um Voto de Louvor a Iúri Leitão por mais uma medalha conquistada.

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.