A missa de finalistas dos estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), no Campo da Nossa Senhora da Agonia, em Viana, juntou e emocionou centenas de estudantes e familiares.
Vestidos a preceito, com a capa ao ombro e trajados foi assim que centenas de estudantes do IPVC se quiseram mostrar na tradicional missa de finalistas, que decorreu no passado domingo. Um momento carregado de emoção e simbolismo para todos os estudantes, partilhado com familiares e amigos.
A cerimónia foi acompanhada pela vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, que descreveu a missa de finalistas como um momento especial, de celebração e gratidão, vivido pelos estudantes finalistas, mas, e de uma forma muito particular, pelos familiares. “Vocês são os pilares de apoio e suporte que permitiram que estes jovens finalistas chegassem até aqui. As noites em claro, o esforço financeiro, as preocupações constantes. Mas cada uma dessas adversidades foi, certamente, superada com amor e determinação. Os pais e as famílias foram os primeiros educadores destes jovens, transmitindo-lhes valores, ensinando-lhes a importância da formação e incentivando-os a alcançar os seus sonhos”, afirmou. Hoje, “celebramos não apenas o fim de uma fase, mas o início de uma nova jornada. Espero que sintam o IPVC como o vosso ponto de partida, uma partida para um futuro que vos desejo que seja brilhante, porque o vosso sucesso é também o nosso sucesso”, rematou a vice-presidente do IPVC.

A missa de finalistas é um dos momentos mais marcantes da Semana Académica, cartaz de onde sobressai, amanhã, 24 de maio, o cortejo académico, com início às 14h00, junto à Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), e término na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC).
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.