É já no próximo fim-de-semana, dias 13 e 14 de setembro, que o Viana Bate Forte promete voltar a encher o centro histórico de Viana do Castelo de música e animação. A Praça da República, a Praça da Liberdade e a Praça da Erva acolhem a sétima edição do evento de entrada livre e gratuita que quer dinamizar o casco histórico.
Mais uma vez, serão 16 os artistas distribuídos por três palcos. Na primeira noite, sexta-feira, o Palco da Liberdade recebe Ala dos Namorados (21h30), Quinta do Bill (23h15) e Linda Martini (01h00). O Palco da República recebe Ricardo Ribeiro (22h15) e Blind Zero (00h15). Já o Palco da Erva acolhe Picas (21h00), Khiaro (22h45) e Klin Klop (01h00).
No sábado, o Palco da Liberdade recebe Ana Bacalhau (21h30), Tiago Bettencourt (23h15) e Drenchill (01h00). O Palco da República vai receber Cláudia Pascoal (22h15), LEO2745 (00h15) e o Palco da Erva acolhe Malva (21h00), João Gil (22h45) e Skinny Wolf (01h00).
Recorde-se que o festival promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo surgiu em 2016 com o propósito de atrair ao centro histórico públicos diversos, de todas as idades, promovendo a mobilização e integração de pessoas, o bem-estar e a fruição de um património natural, arquitetónico e cultural. Foi pensado e planeado para reunir diversos estilos musicais, para todo o tipo de público, abrangendo todas as faixas etárias, em concertos promovidos em diferentes espaços urbanos e acessível a todos.
Tendo a gratuitidade como premissa, o festival pretende contemplar um cenário estratégico do centro histórico vianense, a beleza natural, paisagística, patrimonial e monumental da cidade. A organização faz questão de priorizar os artistas nacionais, dando ainda uma relevante visibilidade aos artistas e bandas vianenses e apostando não só em músicos e grupos de renome, mas também em artistas-revelação.
Os diversos concertos, espalhados por espaços singulares, servem de ponto de ligação entre os palcos e ruas, avenidas e ruelas, mas também de motivo de convívio com o comércio e cafés abertos, tendo como cenário o vasto património que afirma cada vez mais Viana do Castelo como destino turístico de eleição.
O Viana Bate Forte conseguiu, desde a primeira hora, prolongar o Verão e a magia festiva até meados do mês de setembro, conquistando principalmente os mais jovens e assumindo-se como uma lufada de ar fresco na agenda cultural do concelho e da região, permitindo revitalizar a cultura, o comércio local e até a própria cidade.

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.