O festival Viana Bate Forte está de regresso ao centro histórico de Viana do Castelo nos dias 16 e 17 de setembro, oferecendo duas intensas noites de boa música, com 16 artistas distribuídos por três palcos.
Depois de dois anos de interregno devido à pandemia por Covid-19, a Praça da República, a Praça da Liberdade e a Praça da Erva acolhem a quinta edição do festival de entrada gratuita que promete trazer milhares de pessoas à cidade.

Sexta-feira, dia 16 de setembro, o festival arranca pelas 21h00, na Praça da República, com Nuno Lanhoso. Pelas 22h45, sobe ao palco Samuel Úria e, às 00h30, os vianenses Jarojupe.
Na primeira noite, na Praça da Liberdade, pelas 21h45, atua Gisela João e, às 23h30, Ivandro, seguido de Karetus, pelas 01h15.
Na Praça da Erva, a primeira noite é de The Happy Mess, às 22h30, e Lhast, às 00h45.
A segunda noite, 17 de setembro, arranca na Praça da República com Matay, às 21h00, apresenta Irma, às 22h45, e encerra com Virgem Suta, pelas 00h30.
O Palco da Liberdade conta com Rita Redshoes, às 21h45, Tiago Nacarato, às 23h30, e The Black Mamba, às 01h15.
A Praça da Erva conta, nesta segunda noite, com Ré Menor, às 22h30, e Carolina Torres, às 00h45. O evento, que trouxe, na última edição, em 2019, trouxe cerca de 50.000 pessoas à cidade vianense, pretende mostrar o melhor que se faz na música em Portugal, destacando-se pela envolvência e sinergia criada com o centro histórico da cidade, tendo como cenário um património arquitetónico único, com monumentos, igrejas e edifícios centenários, mas também o Rio Lima, o Oceano Atlântico e, claro, todo o património cultural, vitivinícola e gastronómico da capital do Alto Minho.

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.