São já conhecidos os finalistas de todas as categorias dos Iberian Festival Awards e Viana do Castelo conta com dois festivais finalistas em quatro categorias.
O Viana Bate Forte, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi escolhido pelo júri para finalista na categoria “Best Touristic Promotion”, que distingue os eventos que melhor contribuem para a promoção turística da sua região. Já o Neopop é finalista nas categorias “Best Medium-sized festival”, por escolha do público, “Best communication & marketing strategy”, por escolha de júri e ainda “Best Festival Photo”, por votação do público, com Filipa Aurélio – Neopop.
A gala do dos Iberian Festival Awards decorrerá a 11 de março na Cidade da Maia (Grande Auditório do Fórum Cultural). De acordo com a organização, este foi um ano com um recorde de votos do público e um grande equilíbrio nas notas dos jurados, o que valoriza ainda mais quem vencerá e quem ficar perto de vencer. Os vencedores as categorias serão conhecidos na gala (exceção para os Excellence Awards).
O festival Viana Bate Forte surgiu em 2016 com o propósito de atrair ao centro histórico públicos diversos, de todas as idades, promovendo a mobilização e integração de pessoas, o bem-estar e a fruição de um património natural, arquitetónico e cultural. Foi pensado e planeado para reunir diversos estilos musicais, para todo o tipo de público, abrangendo todas as faixas etárias, em concertos promovidos em diferentes espaços urbanos e acessível a todos.
Tendo a gratuitidade como premissa, o festival pretendeu, ao longo das suas cinco edições, contemplar um cenário estratégico do centro histórico vianense, a beleza natural, paisagística, patrimonial e monumental da cidade. A organização fez questão de priorizar os artistas nacionais, dando ainda uma relevante visibilidade aos artistas e bandas vianenses e apostando não só em músicos e grupos de renome, mas também em artistas-revelação. Tem havido, desde sempre, o cuidado de entregar a empresas locais a produção técnica do evento, nomeadamente som e luz, naquela que é uma oportunidade ímpar de ensinamento e aprendizagem.
Os diversos concertos, espalhados por espaços singulares, servem de ponto de ligação entre os palcos e ruas, avenidas e ruelas, mas também de motivo de convívio com o comércio e cafés abertos, tendo como cenário o vasto património que afirma cada vez mais Viana do Castelo como destino turístico de eleição.
O Viana Bate Forte conseguiu, desde a primeira hora, conquistar principalmente os mais jovens e assumiu-se como uma lufada de ar fresco na agenda cultural do concelho, permitindo revitalizar a cultura, o comércio local e até a própria cidade. Na sua primeira edição, em 2016, o festival contou com três palcos, entre Praça da República, Praça da Erva e Porta Mexia Galvão, conquistando cerca de 20 mil pessoas e reunindo 18 artistas nas duas noites. Em 2017, o número de palcos subiu para quatro e, em 2018, foram cinco palcos e 28 artistas, conquistando o grandioso número de 50 mil pessoas. Em 2019, a 4.ª edição Festival Viana Bate Forte, também por razões de sustentabilidade económica, reajustou-se e voltou ao figurino inicial, com três palcos, mas o palco na Porta Mexia Galvão foi substituído pela Praça da Liberdade.
Depois de dois anos muito limitados pela pandemia, o Viana Bate Forte regressou em 2022 e conquistou um recorde de cerca de 60 mil espetadores, nas duas noites, com 16 artistas espalhados por três palcos. Os palcos instalados na Praça da República, Praça da Liberdade e na peculiar Praça da Erva permitiram uma melhor circulação de pessoas e reuniram melhores condições de segurança, já que o número
de pessoas tem vindo a aumentar edição após edição. Em apenas cinco edições, o Viana Bate Forte, pela sua singularidade, qualidade e acessibilidade, marca convictamente a agenda cultural do concelho e do país, sempre com o objetivo de valorizar e homenagear o centro histórico de Viana do Castelo.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.