Logo
Regional

Viana Bate Forte e Neopop finalistas dos Iberian Festival Awards

31 Janeiro, 2023 | 10:33
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

São já conhecidos os finalistas de todas as categorias dos Iberian Festival Awards e Viana do Castelo conta com dois festivais finalistas em quatro categorias.

O Viana Bate Forte, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi escolhido pelo júri para finalista na categoria “Best Touristic Promotion”, que distingue os eventos que melhor contribuem para a promoção turística da sua região. Já o Neopop é finalista nas categorias “Best Medium-sized festival”, por escolha do público, “Best communication & marketing strategy”, por escolha de júri e ainda “Best Festival Photo”, por votação do público, com Filipa Aurélio – Neopop.

A gala do dos Iberian Festival Awards decorrerá a 11 de março na Cidade da Maia (Grande Auditório do Fórum Cultural). De acordo com a organização, este foi um ano com um recorde de votos do público e um grande equilíbrio nas notas dos jurados, o que valoriza ainda mais quem vencerá e quem ficar perto de vencer. Os vencedores as categorias serão conhecidos na gala (exceção para os Excellence Awards).

O festival Viana Bate Forte surgiu em 2016 com o propósito de atrair ao centro histórico públicos diversos, de todas as idades, promovendo a mobilização e integração de pessoas, o bem-estar e a fruição de um património natural, arquitetónico e cultural. Foi pensado e planeado para reunir diversos estilos musicais, para todo o tipo de público, abrangendo todas as faixas etárias, em concertos promovidos em diferentes espaços urbanos e acessível a todos.

Tendo a gratuitidade como premissa, o festival pretendeu, ao longo das suas cinco edições, contemplar um cenário estratégico do centro histórico vianense, a beleza natural, paisagística, patrimonial e monumental da cidade. A organização fez questão de priorizar os artistas nacionais, dando ainda uma relevante visibilidade aos artistas e bandas vianenses e apostando não só em músicos e grupos de renome, mas também em artistas-revelação. Tem havido, desde sempre, o cuidado de entregar a empresas locais a produção técnica do evento, nomeadamente som e luz, naquela que é uma oportunidade ímpar de ensinamento e aprendizagem.

Os diversos concertos, espalhados por espaços singulares, servem de ponto de ligação entre os palcos e ruas, avenidas e ruelas, mas também de motivo de convívio com o comércio e cafés abertos, tendo como cenário o vasto património que afirma cada vez mais Viana do Castelo como destino turístico de eleição.
O Viana Bate Forte conseguiu, desde a primeira hora, conquistar principalmente os mais jovens e assumiu-se como uma lufada de ar fresco na agenda cultural do concelho, permitindo revitalizar a cultura, o comércio local e até a própria cidade. Na sua primeira edição, em 2016, o festival contou com três palcos, entre Praça da República, Praça da Erva e Porta Mexia Galvão, conquistando cerca de 20 mil pessoas e reunindo 18 artistas nas duas noites. Em 2017, o número de palcos subiu para quatro e, em 2018, foram cinco palcos e 28 artistas, conquistando o grandioso número de 50 mil pessoas. Em 2019, a 4.ª edição Festival Viana Bate Forte, também por razões de sustentabilidade económica, reajustou-se e voltou ao figurino inicial, com três palcos, mas o palco na Porta Mexia Galvão foi substituído pela Praça da Liberdade.

Depois de dois anos muito limitados pela pandemia, o Viana Bate Forte regressou em 2022 e conquistou um recorde de cerca de 60 mil espetadores, nas duas noites, com 16 artistas espalhados por três palcos. Os palcos instalados na Praça da República, Praça da Liberdade e na peculiar Praça da Erva permitiram uma melhor circulação de pessoas e reuniram melhores condições de segurança, já que o número
de pessoas tem vindo a aumentar edição após edição. Em apenas cinco edições, o Viana Bate Forte, pela sua singularidade, qualidade e acessibilidade, marca convictamente a agenda cultural do concelho e do país, sempre com o objetivo de valorizar e homenagear o centro histórico de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.