No primeiro dia da programação da Romaria De Nossa Senhora D'Agonia, Viana do Castelo vai recuar 100 anos para recriar um "baile à moda antiga". A iniciativa acontece já na próxima segunda-feira, 14 de agosto, na Praça da Liberdade, pelas 22h00.
Inserida na iniciativa “Praça da Música”, a atividade experimental pretende trazer de volta o “bailarico” até ao coração do Alto Minho. “No fundo, é recuar 100 anos e fazer um baile à moda antiga com as pessoas trajadas com a moda dos anos 20, 30 e levar isso ao início das festas da senhora d’agonia que não é só folclore, trajes regionais…”, explicou Júlio Viana, coordenador da atividade.
“Estão já contactadas algumas escolas de dança da cidade, mas se alguma pessoa se quiser vestir de anos 20 tem lá umas cadeiras reservadas para se sentar. No final, essas cadeiras são retiradas e fica uma pista de dança”, completou.
A acompanhar musicalmente o “baile à moda antiga” estará a Orquestra ligeira Zé Pedro que procurará interpretar diferentes estilos musicais como pasodoble, valsas, etc. “A orquestra Zé Pedro nasceu, precisamente, há 100 anos, portanto esta é também uma forma de homenageá-la e de fazer esse bailarico”, justificou ainda Júlio Viana.
Monção prepara-se para receber este fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a emblemática edição XLVII do Rali à Lampreia, um dos eventos de maior prestígio do calendário automóvel nacional. A prova, realizada na histórica Praça Deu-la-Deu, atrai milhares de visitantes de Portugal e Espanha, combinando adrenalina, tradição e gastronomia local.
Viana do Castelo será palco este sábado, dia 21 de fevereiro, de um duelo de elevada importância na Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore às 18h00, no Pavilhão Municipal José Natário, em partida da 17.ª jornada da fase regular.
O novo comandante da PSP de Viana do Castelo, Superintendente Raúl Curva, foi recebido pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, num encontro que assinalou o início de um novo ciclo de cooperação entre a polícia e a autarquia.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou, em assembleia-geral, a habitação, a imigração e a luta contra a pobreza e exclusão social como prioridades estratégicas para 2026. A decisão foi divulgada em comunicado pela entidade que agrega municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.
O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.
O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).