No primeiro dia da programação da Romaria De Nossa Senhora D'Agonia, Viana do Castelo vai recuar 100 anos para recriar um "baile à moda antiga". A iniciativa acontece já na próxima segunda-feira, 14 de agosto, na Praça da Liberdade, pelas 22h00.
Inserida na iniciativa “Praça da Música”, a atividade experimental pretende trazer de volta o “bailarico” até ao coração do Alto Minho. “No fundo, é recuar 100 anos e fazer um baile à moda antiga com as pessoas trajadas com a moda dos anos 20, 30 e levar isso ao início das festas da senhora d’agonia que não é só folclore, trajes regionais…”, explicou Júlio Viana, coordenador da atividade.
“Estão já contactadas algumas escolas de dança da cidade, mas se alguma pessoa se quiser vestir de anos 20 tem lá umas cadeiras reservadas para se sentar. No final, essas cadeiras são retiradas e fica uma pista de dança”, completou.
A acompanhar musicalmente o “baile à moda antiga” estará a Orquestra ligeira Zé Pedro que procurará interpretar diferentes estilos musicais como pasodoble, valsas, etc. “A orquestra Zé Pedro nasceu, precisamente, há 100 anos, portanto esta é também uma forma de homenageá-la e de fazer esse bailarico”, justificou ainda Júlio Viana.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.