No primeiro dia da programação da Romaria De Nossa Senhora D'Agonia, Viana do Castelo vai recuar 100 anos para recriar um "baile à moda antiga". A iniciativa acontece já na próxima segunda-feira, 14 de agosto, na Praça da Liberdade, pelas 22h00.
Inserida na iniciativa “Praça da Música”, a atividade experimental pretende trazer de volta o “bailarico” até ao coração do Alto Minho. “No fundo, é recuar 100 anos e fazer um baile à moda antiga com as pessoas trajadas com a moda dos anos 20, 30 e levar isso ao início das festas da senhora d’agonia que não é só folclore, trajes regionais…”, explicou Júlio Viana, coordenador da atividade.
“Estão já contactadas algumas escolas de dança da cidade, mas se alguma pessoa se quiser vestir de anos 20 tem lá umas cadeiras reservadas para se sentar. No final, essas cadeiras são retiradas e fica uma pista de dança”, completou.
A acompanhar musicalmente o “baile à moda antiga” estará a Orquestra ligeira Zé Pedro que procurará interpretar diferentes estilos musicais como pasodoble, valsas, etc. “A orquestra Zé Pedro nasceu, precisamente, há 100 anos, portanto esta é também uma forma de homenageá-la e de fazer esse bailarico”, justificou ainda Júlio Viana.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.