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Viana avança com nova travessia do Rio Lima e nova via do Vale do Neiva por 32 milhões de euros

5 Janeiro, 2024 | 17:24
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Viana TV
3 min. leitura

O executivo municipal aprovou esta sexta-feira, em reunião extraordinária, os projetos de execução e a abertura de concursos públicos internacionais para as empreitadas da “Nova travessia do Rio Lima entre EN 203 – Deocriste e EN 202 – Nogueira” e construção do Acesso Rodoviário da Zona Industrial do Vale do Neiva ao Nó da A28.

Nos documentos, apresentados pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, é indicado que o programa de concurso da empreitada de construção da “Nova travessia do Rio Lima entre EN 203 – Deocriste e EN 202 – Nogueira” conta com um preço base global estimado do concurso de 23.053.660,80 euros.

Já no programa de concurso da Empreitada de Construção do Acesso Rodoviário da Zona Industrial do Vale do Neiva ao Nó da A28, também chamada de Nova Via do Vale do Neiva, pode ler-se que o valor global estimado é de 9.074.117,00 euros.

A aprovação acontece depois de, esta quarta-feira, o Governo ter reconhecido como ação de relevante interesse público o projeto de uma nova ponte sobre o rio Lima para viabilizar a construção em áreas de Reserva Ecológica Nacional (REN), reconhecimento proposto pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Em maio do ano passado, a Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprovara as declarações de interesse público municipal das duas obras.

“Estas empreitadas são, para o concelho vianense, investimentos cirúrgicos em fatores de competitividade que vão permitir desenvolver a atividade económica de Viana do Castelo, apoiar as empresas locais e facilitar a mobilidade de todos os vianenses”, explicou a autarquia em comunicado.

A nova Travessia sobre o rio Lima entre a Estrada Nacional (EN)203 – Deocriste e a EN 202 – Nogueira inicia junto ao campo de futebol da Torre, com a reformulação da interceção giratória de acesso à área de localização empresarial de Nogueira e à autoestrada A27, no sentido Viana do Castelo-Ponte de Lima. A travessia desenvolve-se na maior parte do percurso em tabuleiro de betão pré-esforçado, numa estrutura que permite minimizar os impactos na galeria ripícola e habitats incluídos na Rede Natura 2000.

A via termina na interceção giratória da EN 203, zona industrial de Deocriste, junto à empresa de produção de papel DS Smith (antiga Portucel), permitindo desviar o tráfego de viaturas pesadas da estrada nacional que tem sofrido com o aumento de tráfego provocado pela crescente atividade industrial deste complexo. Esta nova via permitirá sobretudo que as empresas situadas nas áreas de localização empresarial abrangidas pela nova travessia possam aumentar a sua capacidade expansionista com os novos investimentos previstos, apoiando particularmente a DS Smith, empresa britânica do setor da embalagem à base de fibra de papel.

Já o acesso rodoviário do Vale do Neiva corresponde a uma nova ligação entre o Vale do Neiva e a A28, com uma extensão de 5,2 quilómetros, tendo as duas faixas de rodagem uma largura de sete metros. A rodovia terá início no nó da A28, junto à rotunda da EN 13, na Zona Industrial do Neiva.

A nova via irá dotar de segurança rodoviária e fomentar a competitividade empresarial das cinco freguesias do Vale do Neiva, composto por Alvarães, Vila de Punhe, Mujães, Barroselas e Carvoeiro, que representam 30% do tecido empresarial do concelho e permitirá uma ligação rodoviária rápida e segura que fomentará o desenvolvimento socioeconómico da região e acrescenta o seu contributo no panorama nacional, melhorando também os indicadores ambientais.

A via rodoviária pretende eliminar pontos negros e a circulação condicionada para veículos pesados de logística no interior da freguesia de Alvarães, melhorando a segurança rodoviária em todo o Vale do Neiva. Nas freguesias de Vila de Punhe e Barroselas, os novos troços rodoviários propostos, para além de uma ligação mais fluída e segura à A28, vão melhorar, através dos seus nós de ligação, a mobilidade interna intrafreguesias, ligando estradas nacionais a vias municipais através de um novo corredor rodoviário.

 

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