Viana do Castelo vai assinalar o Dia Internacional dos Museus esta quinta-feira, 18 de maio, com atividades dedicadas à sustentabilidade e ao bem estar nos dois principais museus do município, o Museu do Traje e o Museu de Artes Decorativas.
Assim, pelas 10h00, no Museu do Traje, acontece o workshop de “Atitudes e Práticas Sustentáveis”. “Este será um workshop sobre as atitudes e práticas sustentáveis que os nossos antepassados usavam nos trajes, de forma a proteger, restaurar e a promover o seu uso sustentável e a economia familiar. Representam, pois, práticas que permitiram a sua preservação até aos dias de hoje”, informou a autarquia num comunicado de imprensa enviado para a redação.
Já no Museu de Artes Decorativas, pelas 15h00, serão inauguradas as exposições “Viana na Rota do Oriente” e “Viana uma vocação marítima”.
No dia 20 de maio, pelas 10h00, no âmbito da iniciativa “Bom dia Cerâmica”, será ainda promovido o workshop Cerâmica Artística, com orientação de Agostinho Cunha, Nuno Ranha e Sara Jácome, ceramistas, e António Coutinho, oleiro. Esta iniciativa, dirigida ao público em geral, acontece no pátio do Museu de Artes Decorativas, para um limite de 25 participantes. As inscrições são obrigatórias através do email mad@cm-viana-castelo.pt ou do telefone 258 809 305.
Consulte aqui o cartaz da programação:

Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho (CIPVV) assinala este ano uma década de atividade, consolidando-se como um dos principais pontos de promoção do Vinho Verde e de valorização do património vitivinícola da região.
Vila Nova de Cerveira é, novamente, palco de uma das maiores tradições gastronómicas do Vale do Minho: a lampreia do Rio Minho. Até 5 de abril, 11 restaurantes do concelho servem este prato emblemático, combinando receitas tradicionais com interpretações contemporâneas.
O Santa Luzia FC entra hoje em campo, às 15h00, em Oeiras, para defrontar o Leões de Porto Salvo, em jogo da 14.ª jornada da Liga Feminina Placard.
Vacinas, desparasitações e consultas regulares são essenciais para manter cães e gatos saudáveis ao longo do ano.