Viana do Castelo vai assinalar o Dia Internacional dos Museus esta quinta-feira, 18 de maio, com atividades dedicadas à sustentabilidade e ao bem estar nos dois principais museus do município, o Museu do Traje e o Museu de Artes Decorativas.
Assim, pelas 10h00, no Museu do Traje, acontece o workshop de “Atitudes e Práticas Sustentáveis”. “Este será um workshop sobre as atitudes e práticas sustentáveis que os nossos antepassados usavam nos trajes, de forma a proteger, restaurar e a promover o seu uso sustentável e a economia familiar. Representam, pois, práticas que permitiram a sua preservação até aos dias de hoje”, informou a autarquia num comunicado de imprensa enviado para a redação.
Já no Museu de Artes Decorativas, pelas 15h00, serão inauguradas as exposições “Viana na Rota do Oriente” e “Viana uma vocação marítima”.
No dia 20 de maio, pelas 10h00, no âmbito da iniciativa “Bom dia Cerâmica”, será ainda promovido o workshop Cerâmica Artística, com orientação de Agostinho Cunha, Nuno Ranha e Sara Jácome, ceramistas, e António Coutinho, oleiro. Esta iniciativa, dirigida ao público em geral, acontece no pátio do Museu de Artes Decorativas, para um limite de 25 participantes. As inscrições são obrigatórias através do email mad@cm-viana-castelo.pt ou do telefone 258 809 305.
Consulte aqui o cartaz da programação:

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.