Logo
Regional

Viana assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com sessão dedicada a chafariz quinhentista

11 Abril, 2024 | 15:07
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Na próxima quinta-feira, dia 18 de abril, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) com uma sessão dedicada à empreitada de reabilitação do Chafariz quinhentista da Praça da República.

A Casa dos Nichos acolhe, às 10h00, a sessão aberta à comunidade com o tema “Chafariz da Praça da República em Viana do Castelo – O Restauro de uma obra hidráulica quinhentista, em granito: metodologias, critérios e intervenção”.

Recorde-se que o Chafariz da Praça da República (antiga Praça da Rainha), obra quinhentista que, em conjunto com os Antigos Paços do Concelho e a Misericórdia compõem a imagem mais reconhecida do centro histórico de Viana do Castelo, está a ser alvo de um profundo programa de restauro. Com a atividade pretende-se apresentar a intervenção, os desafios e as soluções, ao público interessado, através de uma apresentação publica, na Casa dos Nichos, seguida de uma visita à “obra”.

A empreitada de conservação e restauro do Chafariz, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e verdadeiro ex-libris da principal sala de visitas da cidade, é uma obra superior a 122 mil euros, acrescido de IVA. Em causa estão patologias da pedra que afetam o chafariz, a necessidade de substituição da tubagem interior e da consolidação da estrutura. É necessário que o chafariz seja desmontado para ser tratado e voltar a ser colocado. “A desmontagem do pilar central do chafariz é uma operação essencial, que permitirá a revisão total do sistema hidráulico e a verificação e colmatação estrutural dos diversos elementos pétreos que o constituem”, lê-se no projeto.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) assinala-se anualmente a 18 de abril. Este dia foi criado pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982. No ano seguinte, a UNESCO reconheceu esta data, na 22.ª Conferência Geral. O seu objetivo é destacar a importância dos monumentos e sítios na história e identidade dos vários povos, bem como apelar à sua preservação e valorização.

O tema escolhido para 2024 é “Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza”, proposto pelo International Council of Monuments and Sites (ICOMOS). O tema convida a refletir o Património Cultural partilhado que emana desta convenção internacional, no ano em que celebra 60 anos, e que papel ainda desempenha na atualidade.

A Carta de Veneza foi adotada em 1964, duas décadas após a II Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados. Seis décadas depois, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações.

Testemunhos vivos de tradições seculares de um povo, os monumentos históricos são um património comum, que urge salvaguardar para as gerações futuras, com toda a riqueza da sua autenticidade. A Carta de Veneza, apresenta assim, os princípios internacionais orientadores da conservação e do restauro dos monumentos históricos, entendendo que “a conservação e restauro de monumentos visa salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho da história” (artigo 3.º).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 4 Setembro, 2025

Atleta do Olímpico Vianense convocado para os Mundiais de Atletismo em Tóquio

Ussumani Djumo, atleta do Olímpico Vianense, foi convocado para os Mundiais de Atletismo que terão lugar em Tóquio, consolidando-se como uma das maiores promessas do desporto em Portugal e na Guiné-Bissau.

Regional 4 Setembro, 2025

Valença iniciou ano letivo com receção aos docentes

O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.

Música 4 Setembro, 2025

Escola do Rock vai para a estrada com tour pela Galiza

A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.

Regional 4 Setembro, 2025

Concerto de Sinos anima o Santuário de Nossa Senhora da Peneda no Dia dos Galegos

Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.

Regional 4 Setembro, 2025

Novo pontão flutuante está a ser instalado junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense

Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.

Regional 4 Setembro, 2025

Congresso Nacional dos Municípios realiza-se em Viana do Castelo a 13 e 14 de dezembro

Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.

Nacional 4 Setembro, 2025

Viana do Castelo expressa solidariedade pelas vítimas do acidente no Elevador da Glória

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.