No âmbito do projeto “Viana Acolhe”, ao longo do mês de novembro, a autarquia vianense vai promover duas sessões de capacitação facilitadoras de inserção profissional de migrantes nacionais de países terceiros.
As sessões, em formato presencial, acontecem nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, visando a “Integração profissional em Portugal”, e nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, tendo como tema o “Empreendedorismo”, ambas dinamizadas pela Novamente – psicologia e desenvolvimento educacional, Lda.
As inscrições são limitadas e acontecem através do endereço eletrónico mediadores@cm-viana-castelo.pt .
“O acesso ao mercado de trabalho por parte dos Nacionais de Países Terceiros é um fator fundamental para a sua efetiva integração, apresentando-se como um desafio não só para estes migrantes como para as entidades empregadoras e seus quadros. As diferenças culturais e realidades socioeconómicas entre os países de origem e o país de destino podem condicionar ou até impedir esse acesso”, lê-se num comunicado do Município de Viana.
No âmbito das políticas locais de acolhimento e integração de migrantes, a autarquia tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades com vista à promoção da coesão social e interculturalidade.
De acordo com o Plano Municipal, o concelho de Viana do Castelo acolhe um número relativamente expressivo de nacionais de países terceiros que, pela diversidade de nações que representam e consequente diversidade cultural, desde a primeira década deste século, tem vindo a desenvolver uma política de acolhimento direcionada a esta população.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.