No âmbito do projeto “Viana Acolhe”, ao longo do mês de novembro, a autarquia vianense vai promover duas sessões de capacitação facilitadoras de inserção profissional de migrantes nacionais de países terceiros.
As sessões, em formato presencial, acontecem nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, visando a “Integração profissional em Portugal”, e nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, tendo como tema o “Empreendedorismo”, ambas dinamizadas pela Novamente – psicologia e desenvolvimento educacional, Lda.
As inscrições são limitadas e acontecem através do endereço eletrónico mediadores@cm-viana-castelo.pt .
“O acesso ao mercado de trabalho por parte dos Nacionais de Países Terceiros é um fator fundamental para a sua efetiva integração, apresentando-se como um desafio não só para estes migrantes como para as entidades empregadoras e seus quadros. As diferenças culturais e realidades socioeconómicas entre os países de origem e o país de destino podem condicionar ou até impedir esse acesso”, lê-se num comunicado do Município de Viana.
No âmbito das políticas locais de acolhimento e integração de migrantes, a autarquia tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades com vista à promoção da coesão social e interculturalidade.
De acordo com o Plano Municipal, o concelho de Viana do Castelo acolhe um número relativamente expressivo de nacionais de países terceiros que, pela diversidade de nações que representam e consequente diversidade cultural, desde a primeira década deste século, tem vindo a desenvolver uma política de acolhimento direcionada a esta população.
Depois da expressiva vitória por 0-6 frente ao Núcleo do SCP de Pombal, a contar para a Taça de Portugal, o Santa Luzia FC regressa este domingo, às 15h00, à Liga Feminina Placard, para disputar a 14.ª jornada.
A realização da 27.ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, marcada para domingo, 25 de janeiro, vai implicar alterações significativas na circulação rodoviária e nos transportes públicos urbanos em Viana do Castelo ao longo do fim de semana.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou publicamente o seu apoio à candidatura de António José Seguro às eleições presidenciais, sublinhando que se trata de uma escolha assente na defesa da liberdade e da democracia.
Viana do Castelo vai implementar, a partir de fevereiro de 2026, um projeto experimental de hipoterapia destinado a crianças com Necessidades Educativas Específicas da EB 2,3 da Abelheira. A iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal, irá realizar-se nas instalações do centro hípico Viana Equestre e vai beneficiar 12 alunos divididos em dois grupos.
A Câmara Municipal aprovou o regulamento do Conselho Municipal Económico Estratégico, uma nova estrutura que visa colocar o concelho na linha da frente do desenvolvimento económico e empresarial. O documento segue agora para consulta pública, disponível no site do município e nos balcões de atendimento ao munícipe.
A Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo marcou presença, esta quinta-feira, na Câmara Municipal para a tradicional cantoria de Janeiras, oferecendo um momento de animação e música com vozes afinadas.
A Juventude Viana defronta hoje o OC Barcelos B, às 18h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, em jogo da 14.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, primeira da segunda volta.