No âmbito do projeto “Viana Acolhe”, ao longo do mês de novembro, a autarquia vianense vai promover duas sessões de capacitação facilitadoras de inserção profissional de migrantes nacionais de países terceiros.
As sessões, em formato presencial, acontecem nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, visando a “Integração profissional em Portugal”, e nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, tendo como tema o “Empreendedorismo”, ambas dinamizadas pela Novamente – psicologia e desenvolvimento educacional, Lda.
As inscrições são limitadas e acontecem através do endereço eletrónico mediadores@cm-viana-castelo.pt .
“O acesso ao mercado de trabalho por parte dos Nacionais de Países Terceiros é um fator fundamental para a sua efetiva integração, apresentando-se como um desafio não só para estes migrantes como para as entidades empregadoras e seus quadros. As diferenças culturais e realidades socioeconómicas entre os países de origem e o país de destino podem condicionar ou até impedir esse acesso”, lê-se num comunicado do Município de Viana.
No âmbito das políticas locais de acolhimento e integração de migrantes, a autarquia tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades com vista à promoção da coesão social e interculturalidade.
De acordo com o Plano Municipal, o concelho de Viana do Castelo acolhe um número relativamente expressivo de nacionais de países terceiros que, pela diversidade de nações que representam e consequente diversidade cultural, desde a primeira década deste século, tem vindo a desenvolver uma política de acolhimento direcionada a esta população.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.
A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.