A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vão promover uma ação de formação "Aspirante Geoparque Viana do Castelo - Património Geológico enquanto recurso turístico" de 21 de março a 2 de maio. O objetivo é formar uma rede de parceiros do geoparque com conhecimentos técnicos que lhes permitam informar e guiar os visitantes e turistas pelo território.
A ação acontece no âmbito do Programa Formação + Próxima, integrada na 3ª Edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo – Selo “Destino de Qualidade”.
Os participantes da iniciativa obterão o selo de “Destino de Qualidade” e tornar-se-ão parceiros do Geoparque.
Este é um plano de formação certificado e gratuito destinado a profissionais do setor turístico, empresas turísticas e outras entidades dinamizadoras do território. A ação inclui sessões teóricas online e sessões práticas com saídas de campo às áreas classificadas do aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo.
Pretende-se “dar a conhecer os temas específicos dos geoparques, os aspetos mais relevantes do aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo, do seu património natural, cultural e paisagístico, expondo a sua correlação para aumentar o interesse, a compreensão e a fruição dos visitantes e turistas, contribuindo para a consciencialização da conservação do património e potenciar o desenvolvimento de uma oferta turística diferenciadora”, explicou a organização.
Para participar é ainda necessário o registo no site da Academia Digital.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.