A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vão promover uma ação de formação "Aspirante Geoparque Viana do Castelo - Património Geológico enquanto recurso turístico" de 21 de março a 2 de maio. O objetivo é formar uma rede de parceiros do geoparque com conhecimentos técnicos que lhes permitam informar e guiar os visitantes e turistas pelo território.
A ação acontece no âmbito do Programa Formação + Próxima, integrada na 3ª Edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo – Selo “Destino de Qualidade”.
Os participantes da iniciativa obterão o selo de “Destino de Qualidade” e tornar-se-ão parceiros do Geoparque.
Este é um plano de formação certificado e gratuito destinado a profissionais do setor turístico, empresas turísticas e outras entidades dinamizadoras do território. A ação inclui sessões teóricas online e sessões práticas com saídas de campo às áreas classificadas do aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo.
Pretende-se “dar a conhecer os temas específicos dos geoparques, os aspetos mais relevantes do aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo, do seu património natural, cultural e paisagístico, expondo a sua correlação para aumentar o interesse, a compreensão e a fruição dos visitantes e turistas, contribuindo para a consciencialização da conservação do património e potenciar o desenvolvimento de uma oferta turística diferenciadora”, explicou a organização.
Para participar é ainda necessário o registo no site da Academia Digital.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.