Cerca de duas centenas de pessoas, entre utentes e colaboradores da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e Proteção Civil Viana do Castelo, participaram esta manhã na 11ª edição do Exercício Público de âmbito nacional d’ "A Terra Treme 2023".
O coordenador municipal da Proteção Civil de Viana do Castelo, António Cruz, referiu que este exercício pretendeu “acima de tudo, a sensibilização e o treino para algo que possa vir a acontecer”.
Já a diretora técnica da unidade de Areosa da APPACDM, Isabel Moreira, indicou que este dia de sensibilização para o risco sísmico é sempre assinalado como forma de proteção e prevenção. Este ano, a instituição foi convidada a “passar à prática” e a promover este exercício público.
No mesmo âmbito, a associação está também a promover uma exposição temática com trabalhos elaborados pelos utentes e criou um vídeo elucidativo dos procedimentos adequados em caso de sismo.

A atividade realizou-se nas instalações da APPACDM na freguesia de Areosa, num simulacro envolvendo toda a comunidade da instituição, pelas 11h14 desta terça- feira.
Esta é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.


A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.