Cerca de duas centenas de pessoas, entre utentes e colaboradores da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e Proteção Civil Viana do Castelo, participaram esta manhã na 11ª edição do Exercício Público de âmbito nacional d’ "A Terra Treme 2023".
O coordenador municipal da Proteção Civil de Viana do Castelo, António Cruz, referiu que este exercício pretendeu “acima de tudo, a sensibilização e o treino para algo que possa vir a acontecer”.
Já a diretora técnica da unidade de Areosa da APPACDM, Isabel Moreira, indicou que este dia de sensibilização para o risco sísmico é sempre assinalado como forma de proteção e prevenção. Este ano, a instituição foi convidada a “passar à prática” e a promover este exercício público.
No mesmo âmbito, a associação está também a promover uma exposição temática com trabalhos elaborados pelos utentes e criou um vídeo elucidativo dos procedimentos adequados em caso de sismo.

A atividade realizou-se nas instalações da APPACDM na freguesia de Areosa, num simulacro envolvendo toda a comunidade da instituição, pelas 11h14 desta terça- feira.
Esta é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.


O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.