Logo
Regional

Viana: 11ª edição d’ “A Terra Treme 2023” contou com a participação de utentes da APPACDM

14 Novembro, 2023 | 15:03
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Cerca de duas centenas de pessoas, entre utentes e colaboradores da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e Proteção Civil Viana do Castelo, participaram esta manhã na 11ª edição do Exercício Público de âmbito nacional d’ "A Terra Treme 2023".

O coordenador municipal da Proteção Civil de Viana do Castelo, António Cruz, referiu que este exercício pretendeu “acima de tudo, a sensibilização e o treino para algo que possa vir a acontecer”.

Já a diretora técnica da unidade de Areosa da APPACDM, Isabel Moreira, indicou que este dia de sensibilização para o risco sísmico é sempre assinalado como forma de proteção e prevenção. Este ano, a instituição foi convidada a “passar à prática” e a promover este exercício público.

No mesmo âmbito, a associação está também a promover uma exposição temática com trabalhos elaborados pelos utentes e criou um vídeo elucidativo dos procedimentos adequados em caso de sismo.

A atividade realizou-se nas instalações da APPACDM na freguesia de Areosa, num simulacro envolvendo toda a comunidade da instituição, pelas 11h14 desta terça- feira.

Esta é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.

Regional 5 Dezembro, 2025

Presépio da PSP de Viana do Castelo abre portas à comunidade

O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre as portas ao Natal com “Christmas Silent Party”

O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.

Desporto 5 Dezembro, 2025

Vitória de Guimarães garante presença na ‘final four’ da Taça da Liga após triunfo no Dragão

O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.

Política 5 Dezembro, 2025

Marques Mendes afasta modelo “decorativo” e promete Presidência de “ação” em Monção

Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.