Logo
Regional

Viagem pelo Clima chega hoje a Viana para promover sustentabilidade

19 Setembro, 2023 | 13:08
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Viagem pelo Clima, uma competição que percorre o país de Norte a Sul numa aventura pela sustentabilidade, chega hoje a Viana do Castelo, competindo em desafios que acontecem em diversos espaços do concelho durante os próximos dias.

Esta é uma iniciativa pelo combate às alterações climáticas que vai levar doze participantes, com idades entre os 18 e os 60 anos, numa aventura de dez dias que percorre todo o país.

Os participantes distribuídos por três equipas competem por uma participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP28, Dubai, sendo que os municípios de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira, Portimão e Viana do Castelo fazem parte do itinerário desta viagem que arrancou ontem em Cascais, num momento que contou com a presença da vereadora Fabíola Oliveira, da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

No concelho vianense, as equipas Água, Terra e Ar vão dinamizar atividades e superar desafios relacionados com a sustentabilidade e nos quais contam com a participação da comunidade.

Hoje, às 18h00, a Água – Equipa Terra reúne na Junta de Freguesia de Mazarefes para o desafio “Viana do Castelo, o Rio Lima e a erosão costeira: Problemas e o porquê da necessidade de uma mudança!”, promovendo uma sessão de sensibilização junto das comunidades locais sobre a erosão costeira e alterações climáticas na zona ribeirinha, estabelecendo uma conexão emocional com o tema e destacando a importância dos ecossistemas ribeirinhos para o Município de Viana do Castelo e para as suas populações ao longo dos anos.

A 21 de setembro, quinta-feira, o foco será no Turismo Sustentável – Equipa Água com o desafio “Uma estadia sustentável em Viana”, a partir das 14h00, que promove uma ação de sensibilização com alunos da Curso profissional de Turismo do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior: momento de co-construção de um Roteiro Sustentável para distribuição pelos alojamentos turísticos da região e peddy- paper pelo centro da cidade para conhecer o património local.

Já a 25 de setembro, o desafio “Caminhada Interpretativa Ecológica” conta com a Sustentabilidade – Equipa Ar. Agendado para as 8h00, no Geoparque Litoral de Viana do Castelo, a equipa irá deslocar-se de bicicleta até ao Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor do Geoparque, onde irá fazer um passeio interpretativo e dinamizar várias atividades que promovam a preservação do meio-ambiente, nomeadamente o controlo de vegetação invasora. O programa tem como objetivo dar a conhecer o Geoparque e o impacto que as variações climáticas podem ter em ambientes como este.

Nos desafios, as equipas vão competir entre si com o objetivo de percorrer o país da forma mais sustentável possível. A competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia – “Clima” – para a gestão de recursos e avaliação dos resultados (moeda que integra 4 vetores de avaliação: emissões de CO2, tempo, consumo de água, dinheiro), comportando vários desafios (nas mais diversas áreas: mobilidade, energia, água, economia circular, florestas e uso do solo ou turismo sustentável) ao longo do percurso que acontecerão nos municípios parceiros.

A equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável, ou seja, a que gastar menos “Climas”. Como prémio, terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP28, no Dubai, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano.

A Viagem pelo Clima é uma iniciativa do Cooler World – movimento rumo à Neutralidade Carbónica criado pela Get2C, consultora especializada em alterações climáticas, que conta com apoio do Fundo Ambiental, para mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 21 Maio, 2024

Carolina Deslandes vai atuar em Viana no Castelo em dezembro

Em contagem decrescente para o final do ano de 2024, o Centro Cultural de Viana do Castelo, vai ser palco para o concerto da cantora e compositora portuguesa Carolina Deslandes no sábado, dia 14 de dezembro às 21h30.

Regional 21 Maio, 2024

Sarrajão, o peixe que o Politécnico de Viana do Castelo leva às cantinas escolares pode chegar a todo o país

Blue Project permitiu a transformação de um peixe pouco conhecido num petisco aprovado pelos mais pequenos. Assim o Sarrajão, muito similar ao Atum e bastante abundante na costa portuguesa, é hoje um caso sério de sucesso entre os alunos do ensino básico graças ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo que juntamente com outras entidades ajudou à transformação deste peixe. Os promotores do Blue Project querem agora replicar o projeto a nível nacional.

Regional 21 Maio, 2024

Viana do Castelo recebe Comemorações Oficiais do Dia da Polícia Marítima

Em outubro, Viana do Castelo vai acolher as Comemorações Oficiais do Dia da Polícia Marítima. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu ontem, dia 20 de maio, o Vice-Almirante Carlos Ventura Soares, Comandante-geral da Polícia Marítima, num encontro onde foi reconhecido o espírito de parceria institucional entre as entidades que permitiu que Viana do Castelo fosse o concelho escolhido para receber as celebrações.

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães.