A Viagem pelo Clima, uma competição que percorre o país de Norte a Sul numa aventura pela sustentabilidade, chega hoje a Viana do Castelo, competindo em desafios que acontecem em diversos espaços do concelho durante os próximos dias.
Esta é uma iniciativa pelo combate às alterações climáticas que vai levar doze participantes, com idades entre os 18 e os 60 anos, numa aventura de dez dias que percorre todo o país.
Os participantes distribuídos por três equipas competem por uma participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP28, Dubai, sendo que os municípios de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira, Portimão e Viana do Castelo fazem parte do itinerário desta viagem que arrancou ontem em Cascais, num momento que contou com a presença da vereadora Fabíola Oliveira, da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No concelho vianense, as equipas Água, Terra e Ar vão dinamizar atividades e superar desafios relacionados com a sustentabilidade e nos quais contam com a participação da comunidade.
Hoje, às 18h00, a Água – Equipa Terra reúne na Junta de Freguesia de Mazarefes para o desafio “Viana do Castelo, o Rio Lima e a erosão costeira: Problemas e o porquê da necessidade de uma mudança!”, promovendo uma sessão de sensibilização junto das comunidades locais sobre a erosão costeira e alterações climáticas na zona ribeirinha, estabelecendo uma conexão emocional com o tema e destacando a importância dos ecossistemas ribeirinhos para o Município de Viana do Castelo e para as suas populações ao longo dos anos.
A 21 de setembro, quinta-feira, o foco será no Turismo Sustentável – Equipa Água com o desafio “Uma estadia sustentável em Viana”, a partir das 14h00, que promove uma ação de sensibilização com alunos da Curso profissional de Turismo do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior: momento de co-construção de um Roteiro Sustentável para distribuição pelos alojamentos turísticos da região e peddy- paper pelo centro da cidade para conhecer o património local.
Já a 25 de setembro, o desafio “Caminhada Interpretativa Ecológica” conta com a Sustentabilidade – Equipa Ar. Agendado para as 8h00, no Geoparque Litoral de Viana do Castelo, a equipa irá deslocar-se de bicicleta até ao Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor do Geoparque, onde irá fazer um passeio interpretativo e dinamizar várias atividades que promovam a preservação do meio-ambiente, nomeadamente o controlo de vegetação invasora. O programa tem como objetivo dar a conhecer o Geoparque e o impacto que as variações climáticas podem ter em ambientes como este.
Nos desafios, as equipas vão competir entre si com o objetivo de percorrer o país da forma mais sustentável possível. A competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia – “Clima” – para a gestão de recursos e avaliação dos resultados (moeda que integra 4 vetores de avaliação: emissões de CO2, tempo, consumo de água, dinheiro), comportando vários desafios (nas mais diversas áreas: mobilidade, energia, água, economia circular, florestas e uso do solo ou turismo sustentável) ao longo do percurso que acontecerão nos municípios parceiros.
A equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável, ou seja, a que gastar menos “Climas”. Como prémio, terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP28, no Dubai, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano.
A Viagem pelo Clima é uma iniciativa do Cooler World – movimento rumo à Neutralidade Carbónica criado pela Get2C, consultora especializada em alterações climáticas, que conta com apoio do Fundo Ambiental, para mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.