Logo
Cultura

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

15 Abril, 2024 | 10:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), no primeiro trimestre deste ano foram vendidos perto de 2,961 milhões de livros (2.960.939), mais 5,8% do que no mesmo período de 2023, o que representou um encaixe financeiro de 42,26 milhões de euros (42.260.298 euros), mais 7,6% face aos primeiros três meses do ano passado.

A APEL baseou-se nos dados disponibilizados pela Gfk, entidade independente que faz auditoria e contagem das vendas de livros ao longo do ano, que revela ainda que o preço médio do livro, este ano, entre janeiro e março, aumentou 1,8% para os 14,27 euros.

Relativamente aos pontos de venda, 70,2% dos livros vendidos no primeiro trimestre foram escoados por livrarias, enquanto 29,8% foram vendidos por hipermercados. Isto reflete-se igualmente nos valores das vendas, já que 79,5% do total arrecadado no mercado livreiro foram repartidos pelas livrarias e 20,5% ficaram com os hipermercados.

Por categoria, o género mais procurado foi a literatura infantojuvenil, com o maior número de unidades vendidas – 35,3% do total -, a um preço médio de 11,03 euros, que contribuem com 27,3% para o encaixe financeiro total, abaixo da receita das vendas de ficção e não ficção.

Em segundo lugar, em termos de unidades vendidas, está a ficção, com um peso de 31,0% do mercado, a um preço médio de 16,40 euros por livro, conseguindo um valor correspondente a 35,6% do total das vendas.

Os livros de não ficção, que representam 30,1% das unidades vendidas neste período, a um preço médio de 17,12 euros, obtêm 36,1% do valor total de vendas, o que corresponde à maior ‘fatia’ dos 42,26 milhões de euros do mercado, neste período.

O género menos representativo – campanhas e exclusivos – contribuiu com 3,6% em número de unidades vendidas, 1% do valor final apurado, tendo o preço médio destas publicações rondado os 4,03 euros.

No primeiro trimestre de 2023, foram vendidos 2,8 milhões de livros, para um valor global do mercado, nesse período, de 39,31 milhões de euros.

No total do ano de 2023, a venda de livros em Portugal cresceu 5% em valor, em relação a 2022, impulsionada sobretudo pelas faixas etárias mais novas e pelas redes sociais, mantendo a tendência de crescimento registada nos dois anos anteriores, embora menos acentuada.

Os resultados dos primeiros três meses levam a APEL a afirmar “o ano começa com um trimestre de evolução positiva, sugerindo um cauteloso otimismo” para 2024.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 16 Novembro, 2025

AFVC: Courense e Valenciano partilham liderança da 1ª divisão distrital

A 9.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe várias alterações na tabela classificativa e confirmou o bom momento de Courense e Valenciano, que seguem lado a lado na liderança com 19 pontos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Távora segue firme no comando da Segunda Divisão da AFVC

A 9.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, voltou a mostrar um campeonato vibrante, competitivo e com vários protagonistas em destaque. No topo, o Távora continua a dar cartas e somou mais uma vitória importante, desta vez diante do Campos, por 1-0, reforçando a liderança isolada com 24 pontos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Portugal garante presença no Mundial2026 com goleada histórica frente à Arménia

A seleção portuguesa de futebol confirmou este domingo a nona presença num Campeonato do Mundo, depois de vencer de forma categórica a Arménia por 9-1, no Estádio do Dragão, no derradeiro jogo do Grupo F da qualificação europeia.

Cultura 16 Novembro, 2025

Filme sobre Carlos Paião estreia no verão de 2026

Está em curso a rodagem de “Playback”, filme biográfico sobre o cantor e compositor Carlos Paião, realizado por Sérgio Graciano e com estreia marcada para o verão de 2026. A produção é da Caos Calmo e conta com o ator Rafael Ferreira no papel principal, escolhido entre mais de duas centenas de candidatos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Juventude Viana vence Sobreira por 6-1 e reforça liderança isolada na II Divisão

A Juventude Viana somou este sábado, 15 de novembro, mais uma vitória expressiva no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao derrotar o Sobreira por 6-1 no Pavilhão José Natário, em jogo da 7.ª jornada. A partida foi transmitida em direto pela Viana TV.

Regional 16 Novembro, 2025

Antiga casa florestal de São Bento do Cando vai ser transformada em centro de ciência e cultura

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Cultura 16 Novembro, 2025

Infantojuvenil e crítica social marcam segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo

O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.