O programa “Vencer a Idade com Saúde”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, recebeu o Selo de Qualidade “Programa de Atividade Física Sénior” no âmbito do Seminário Envelhecimento Ativo e Saudável, que aconteceu em Famalicão. O projeto municipal, que abrange atualmente cerca de 1.250 seniores, foi, assim, distinguido com o selo que reconhece programas de Atividade Física Sénior que cumpriram com critérios relacionados com a conceção, segurança, legalidade, qualidade técnica e profissional, qualidade de equipamentos/ infraestruturas, materiais de apoio e de comunicação, gestão, autoavaliação e medidas de melhoria contínua do programa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo foi uma das 68 câmaras municipais que viram a sua candidatura validada, entre os 167 Municípios Amigos do Desporto.
O projeto “Vencer a Idade com Saúde” teve o seu início em 2007 e foi criado pelo município vianense com o intuito de proporcionar uma boa ocupação dos tempos livres e de ócio da população sénior, melhorando os seus índices de saúde, promovendo o seu bem-estar e ampliando a sua interação social.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com as Juntas de Freguesia, tem como principal objetivo proporcionar a toda a população sénior do concelho, a maiores de 60 anos de idade, um programa de atividades lúdico-desportivas, devidamente programadas e orientadas, de natureza inclusiva, eclética e multilateral.
O projeto engloba um conjunto de atividades regulares, duas vezes por semana, consistindo na prática de atividades gímnicas (pavilhão) e na prática de atividades aquáticas (hidroginástica). Integra várias atividades adaptadas ao desenvolvimento físico dos participantes, tais como ginástica de relaxamento, exercícios terapêuticos e de reabilitação e natação. Pretende ser uma boa ocupação dos tempos livres que, simultaneamente, distraia e divirta os participantes. Dos objetivos do projeto consta ainda o desenvolvimento de valores humanos como a solidariedade, a cooperação e companheirismo, entre outros, aumentando a interação social e ampliando a oferta e a qualidade dos serviços recreativos municipais.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.