A Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolheu recentemente a fase municipal da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Alunos de vários agrupamentos escolares do concelho participaram nas provas de escrita e palco.
Nesta festa da leitura, todos os participantes foram contemplados com um brinde e os vencedores com um Vale Literário no valor de 100 euros, num prémio que tem como objetivo apoiar os alunos no seu percurso de leitores e estudantes. Os vencedores desta fase irão representar o concelho na fase intermunicipal que se realizará em Melgaço, em abril.
O Vereador da Educação e da Cultura, Manuel Vitorino, e o júri constituído por Raquel Ramos, Coordenadora Interconcelhia da Rede das Bibliotecas Escolares, Marlene Ferraz, escritora, e José Mesquita, professor, assegurou que “ser participante no Concurso Nacional de Leitura é assumir a responsabilidade de ser embaixador da leitura, missão que contagiará outros na escola e fora desta”, convidando os vencedores e os participantes desta iniciativa a fazerem a diferença ao serem leitores.
O Concurso Nacional de Leitura é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas e conta com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais. O objetivo é estimular, nos leitores mais novos, o gosto e o hábito de leitura, bem como melhorar a compreensão leitora.
Assim, no 1º Ciclo, foram vencedores: Ariana Rodrigues da Rocha Lima, da EB1 Carmo do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Mariana Gonçalves Cordeiro, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas; Sofia Fernandes Vaz, da EB1 de Areosa do Agrupamento de Escolas de Monserrate; e Tiago Magalhães Maciel, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.
No 2º Ciclo, venceram Edgar Rodrigues, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; Leonor Reis, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Margarida Rocha, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; e Maria Mendes Castanheira, EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior.
Já no 3º Ciclo, foram premiados Leonor Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; Luana Brás Nina, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Maria do Carmo Pinho Viana, EB Integrada Foz do Neiva do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; e Ricardo Afonso Monteiro Rocha, da EB2,3/S de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.
No que toca ao Ensino Secundário, a fase municipal premiou Antónia Bernardino de Brito, da ES Santa Maria Maior do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Filipa Silva Rego, da EB2,3/S de Monte da Ola do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; Laura Sofia Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; e Matilde Cadilha Gonçalves, da ES Monserrate do Agrupamento
de Escolas Monserrate.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.
A freguesia de Vila Praia de Âncora prepara-se para receber, entre os dias 10 e 14 de setembro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas do concelho de Caminha e da região do Alto Minho.
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a receber a Mostra Gastronómica este fim de semana, num evento que alia gastronomia, cultura popular e música ao vivo. Integrada na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, a iniciativa decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.