A Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolheu recentemente a fase municipal da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Alunos de vários agrupamentos escolares do concelho participaram nas provas de escrita e palco.
Nesta festa da leitura, todos os participantes foram contemplados com um brinde e os vencedores com um Vale Literário no valor de 100 euros, num prémio que tem como objetivo apoiar os alunos no seu percurso de leitores e estudantes. Os vencedores desta fase irão representar o concelho na fase intermunicipal que se realizará em Melgaço, em abril.
O Vereador da Educação e da Cultura, Manuel Vitorino, e o júri constituído por Raquel Ramos, Coordenadora Interconcelhia da Rede das Bibliotecas Escolares, Marlene Ferraz, escritora, e José Mesquita, professor, assegurou que “ser participante no Concurso Nacional de Leitura é assumir a responsabilidade de ser embaixador da leitura, missão que contagiará outros na escola e fora desta”, convidando os vencedores e os participantes desta iniciativa a fazerem a diferença ao serem leitores.
O Concurso Nacional de Leitura é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas e conta com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais. O objetivo é estimular, nos leitores mais novos, o gosto e o hábito de leitura, bem como melhorar a compreensão leitora.
Assim, no 1º Ciclo, foram vencedores: Ariana Rodrigues da Rocha Lima, da EB1 Carmo do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Mariana Gonçalves Cordeiro, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas; Sofia Fernandes Vaz, da EB1 de Areosa do Agrupamento de Escolas de Monserrate; e Tiago Magalhães Maciel, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.
No 2º Ciclo, venceram Edgar Rodrigues, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; Leonor Reis, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Margarida Rocha, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; e Maria Mendes Castanheira, EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior.
Já no 3º Ciclo, foram premiados Leonor Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; Luana Brás Nina, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Maria do Carmo Pinho Viana, EB Integrada Foz do Neiva do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; e Ricardo Afonso Monteiro Rocha, da EB2,3/S de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.
No que toca ao Ensino Secundário, a fase municipal premiou Antónia Bernardino de Brito, da ES Santa Maria Maior do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Filipa Silva Rego, da EB2,3/S de Monte da Ola do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; Laura Sofia Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; e Matilde Cadilha Gonçalves, da ES Monserrate do Agrupamento
de Escolas Monserrate.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.