A Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolheu recentemente a fase municipal da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Alunos de vários agrupamentos escolares do concelho participaram nas provas de escrita e palco.
Nesta festa da leitura, todos os participantes foram contemplados com um brinde e os vencedores com um Vale Literário no valor de 100 euros, num prémio que tem como objetivo apoiar os alunos no seu percurso de leitores e estudantes. Os vencedores desta fase irão representar o concelho na fase intermunicipal que se realizará em Melgaço, em abril.
O Vereador da Educação e da Cultura, Manuel Vitorino, e o júri constituído por Raquel Ramos, Coordenadora Interconcelhia da Rede das Bibliotecas Escolares, Marlene Ferraz, escritora, e José Mesquita, professor, assegurou que “ser participante no Concurso Nacional de Leitura é assumir a responsabilidade de ser embaixador da leitura, missão que contagiará outros na escola e fora desta”, convidando os vencedores e os participantes desta iniciativa a fazerem a diferença ao serem leitores.
O Concurso Nacional de Leitura é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas e conta com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais. O objetivo é estimular, nos leitores mais novos, o gosto e o hábito de leitura, bem como melhorar a compreensão leitora.
Assim, no 1º Ciclo, foram vencedores: Ariana Rodrigues da Rocha Lima, da EB1 Carmo do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Mariana Gonçalves Cordeiro, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas; Sofia Fernandes Vaz, da EB1 de Areosa do Agrupamento de Escolas de Monserrate; e Tiago Magalhães Maciel, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.
No 2º Ciclo, venceram Edgar Rodrigues, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; Leonor Reis, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Margarida Rocha, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; e Maria Mendes Castanheira, EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior.
Já no 3º Ciclo, foram premiados Leonor Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; Luana Brás Nina, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Maria do Carmo Pinho Viana, EB Integrada Foz do Neiva do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; e Ricardo Afonso Monteiro Rocha, da EB2,3/S de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.
No que toca ao Ensino Secundário, a fase municipal premiou Antónia Bernardino de Brito, da ES Santa Maria Maior do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Filipa Silva Rego, da EB2,3/S de Monte da Ola do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; Laura Sofia Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; e Matilde Cadilha Gonçalves, da ES Monserrate do Agrupamento
de Escolas Monserrate.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.