No domingo anterior ao dia litúrgico de Santo Antão, que se celebra a 17 de janeiro, os devotos daquele Santo, acompanhados dos seus animais domésticos, sobem à ermida, situada nos limites da paróquia de Venade, no concelho de Caminha, no Monte de Santo Antão.
Após a meditação da Palavra de Deus, que narra a criação dos animais por Deus, a entrega dos mesmos a Adão, que lhes dá o nome, a salvação dos animais na arca de Noé, a profecia que indica os animais como promotores de paz e exemplo para o ser humano, os donos apresentam as criaturas para a bênção de Santo Antão.
Este domingo, dia 15 de janeiro, realizou-se a celebração da bênção dos animais domésticos.
“Os animais criados por Deus habitam no céu, na terra e no mar, participam nas vicissitudes do género humano e associam-se à sua vida. Por isso que nesse dia as criaturas entram connosco naquela igreja dedicada ao Padroeiro dos animais,”, esclarece a Paróquia de Venade, que também explica a tradição.
“Com o gesto de abençoar as criaturas, os homens pedem e agradecem a Deus a companhia, o alimento, a segurança, a saúde que os animais dão tantas vezes aos donos. Uma vez que segundo a providência divina do Criador, vários animais participam em certo modo da vida dos homens, servindo de auxílio nos seus trabalhos ou fornecendo alimento ou conforto, ao invocarmos a bênção de Deus sobre os animais, por intercessão do seu Patrono, Santo Antão, louvamos O Criador e agradecemos os Seus múltiplos benefícios”.
“Esta tão bela celebração de bênção das criaturas é também acompanhada da oração pelos que tratam os animais e que, ao mesmo tempo, são tratados por eles. Neste ano assolado pela guerra e pelas guerras, agradecemos e pedimos paz! Sim, a paz tantas vezes transmitida por meio destes canais pacíficos, as criaturas que trazem paz ao espírito dos humanos e zelam até pela sua segurança”.
Em tempo de pandemia, a cerimónia foi realizada apenas com a presença do Pároco e de sua mãe que, nesse local bendito rezaram pelas intenções das pessoas devotas de Santo Antão.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.