No domingo anterior ao dia litúrgico de Santo Antão, que se celebra a 17 de janeiro, os devotos daquele Santo, acompanhados dos seus animais domésticos, sobem à ermida, situada nos limites da paróquia de Venade, no concelho de Caminha, no Monte de Santo Antão.
Após a meditação da Palavra de Deus, que narra a criação dos animais por Deus, a entrega dos mesmos a Adão, que lhes dá o nome, a salvação dos animais na arca de Noé, a profecia que indica os animais como promotores de paz e exemplo para o ser humano, os donos apresentam as criaturas para a bênção de Santo Antão.
Este domingo, dia 15 de janeiro, realizou-se a celebração da bênção dos animais domésticos.
“Os animais criados por Deus habitam no céu, na terra e no mar, participam nas vicissitudes do género humano e associam-se à sua vida. Por isso que nesse dia as criaturas entram connosco naquela igreja dedicada ao Padroeiro dos animais,”, esclarece a Paróquia de Venade, que também explica a tradição.

“Com o gesto de abençoar as criaturas, os homens pedem e agradecem a Deus a companhia, o alimento, a segurança, a saúde que os animais dão tantas vezes aos donos. Uma vez que segundo a providência divina do Criador, vários animais participam em certo modo da vida dos homens, servindo de auxílio nos seus trabalhos ou fornecendo alimento ou conforto, ao invocarmos a bênção de Deus sobre os animais, por intercessão do seu Patrono, Santo Antão, louvamos O Criador e agradecemos os Seus múltiplos benefícios”.

“Esta tão bela celebração de bênção das criaturas é também acompanhada da oração pelos que tratam os animais e que, ao mesmo tempo, são tratados por eles. Neste ano assolado pela guerra e pelas guerras, agradecemos e pedimos paz! Sim, a paz tantas vezes transmitida por meio destes canais pacíficos, as criaturas que trazem paz ao espírito dos humanos e zelam até pela sua segurança”.
Em tempo de pandemia, a cerimónia foi realizada apenas com a presença do Pároco e de sua mãe que, nesse local bendito rezaram pelas intenções das pessoas devotas de Santo Antão.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.