Entre os dias de 25 a 27 de outubro, Viana do Castelo acolhe aquela é considerada a maior prova da classe Optimist de Vela a nível nacional e até da Península Ibérica. O X Troféu Cidade de Viana do Castelo é disputado em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, sob o mote da Semana do Atlântico 2024.
Na capital do Alto Minho, a prova deverá reunir mais de 170 jovens atletas (desde os 6 anos até aos 15 anos) de diversos países, com o foco em participantes de Portugal e Espanha.
A prova que coincide com o 45º aniversário do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo/Vigo.
A autoridade organizadora faz–se constituir pelo Clube de Vela de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Vela, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, APCIO e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, realçou o “estreitar de relações” entre dois clubes e uma federação, assumindo ser “um privilégio” para o Município de Viana do Castelo poder integrar esta organização. “Esta é uma prova dirigida para os jovens, que movimenta muito mais que o espírito de competição, destacando-se a confraternização que sai naturalmente reforçada pelo convívio entre os atletas de diferentes nacionalidades”.
“Juntos, fazemos a maior prova de Optimist da Península Ibérica”, admitiu.
António Cruz, do Clube de Vela de Viana do Castelo, destacou “uma década de parceria” entre o clube vianense e o Real Club Náutico de Vigo, que permitiu a Viana do Castelo associar-se “a uma prova de referência, com décadas de experiência”, promovida em Vigo. “A maior frota do país de classe Optimist estará em Viana do Castelo de 25 a 27 de outubro”, garantiu o representante. No primeiro fim-de-semana de novembro, será a vez da cidade galega acolher a segunda parte desta Semana do Atlântico.
O Presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela, referiu que, para o clube galego, “é um verdadeiro orgulho trabalhar com o Clube de Vela de Viana do Castelo”, assumindo-se “tremendamente orgulhoso deste trabalho conjunto de dez anos”.
Também o Presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde, frisou que este é “um dos eventos mais importante da classe, quer em Portugal quer em Espanha”.
Já o capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz, Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, explicou que esta prova acontece, este ano, inserida no âmbito das comemorações do Dia da Polícia Marítima, que acontecem também em Viana do Castelo, e que incluem batismos de mar e de mergulho, concerto, exposições, demonstração de capacidade e as comemorações oficiais (a 27 de outubro).
As esperanças do desporto nacional rumam assim a Viana do Castelo, no próximo fim-de-semana, para um evento que prevê uma representação substancial de atletas não só ibéricos, mas de origens diversas, refletindo a crescente notoriedade desta competição.
A fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal vai ganhar um Ponto de Coordenação Transfronteiriço permanente. O objetivo do projeto Ponte_Para_Nos, aprovado pela Comissão Europeia, é identificar e resolver obstáculos legais e administrativos que ainda dificultam a cooperação entre os dois territórios.
A tradição do Carnaval voltou a encher de cor e alegria o concelho, com a participação de cerca de 130 utentes das instituições de solidariedade social (IPSS) locais, que se reuniram esta quarta-feira no Parque de Lazer do Castelinho.
O SC Vianense venceu, na manhã deste domingo, no terreno da Associação Desportiva do Machico, por 2-3, em partida a contar para a 19.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A Juventude de Viana empatou (3-3) com o HA Cambra, este sábado, no Pavilhão José Natário, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de 2.ª Divisão de hóquei em patins. Foi o primeiro empate da Juventude nesta temporada, que manteve, contudo, a liderança isolada com 46 pontos em 17 jogos (15 vitórias, uma derrota e um empate).
A Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, deslocou-se esta sexta-feira ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para uma reunião no âmbito do ciclo de auscultações às instituições de ensino superior.
O Santa Luzia FC empatou este sábado a três golos frente ao GD Árvore, em partida referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputada no Pavilhão Municipal José Natário. A formação vianense recuperou de uma desvantagem de dois golos nos minutos finais, somando um ponto perante o seu público.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, visitou vários pontos do distrito de Viana do Castelo para avaliar os estragos provocados pelas recentes tempestades e apelou a todos os partidos e entidades para se envolverem na execução do Plano de Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR).