Entre os dias de 25 a 27 de outubro, Viana do Castelo acolhe aquela é considerada a maior prova da classe Optimist de Vela a nível nacional e até da Península Ibérica. O X Troféu Cidade de Viana do Castelo é disputado em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, sob o mote da Semana do Atlântico 2024.
Na capital do Alto Minho, a prova deverá reunir mais de 170 jovens atletas (desde os 6 anos até aos 15 anos) de diversos países, com o foco em participantes de Portugal e Espanha.
A prova que coincide com o 45º aniversário do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo/Vigo.
A autoridade organizadora faz–se constituir pelo Clube de Vela de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Vela, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, APCIO e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, realçou o “estreitar de relações” entre dois clubes e uma federação, assumindo ser “um privilégio” para o Município de Viana do Castelo poder integrar esta organização. “Esta é uma prova dirigida para os jovens, que movimenta muito mais que o espírito de competição, destacando-se a confraternização que sai naturalmente reforçada pelo convívio entre os atletas de diferentes nacionalidades”.
“Juntos, fazemos a maior prova de Optimist da Península Ibérica”, admitiu.
António Cruz, do Clube de Vela de Viana do Castelo, destacou “uma década de parceria” entre o clube vianense e o Real Club Náutico de Vigo, que permitiu a Viana do Castelo associar-se “a uma prova de referência, com décadas de experiência”, promovida em Vigo. “A maior frota do país de classe Optimist estará em Viana do Castelo de 25 a 27 de outubro”, garantiu o representante. No primeiro fim-de-semana de novembro, será a vez da cidade galega acolher a segunda parte desta Semana do Atlântico.
O Presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela, referiu que, para o clube galego, “é um verdadeiro orgulho trabalhar com o Clube de Vela de Viana do Castelo”, assumindo-se “tremendamente orgulhoso deste trabalho conjunto de dez anos”.
Também o Presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde, frisou que este é “um dos eventos mais importante da classe, quer em Portugal quer em Espanha”.
Já o capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz, Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, explicou que esta prova acontece, este ano, inserida no âmbito das comemorações do Dia da Polícia Marítima, que acontecem também em Viana do Castelo, e que incluem batismos de mar e de mergulho, concerto, exposições, demonstração de capacidade e as comemorações oficiais (a 27 de outubro).
As esperanças do desporto nacional rumam assim a Viana do Castelo, no próximo fim-de-semana, para um evento que prevê uma representação substancial de atletas não só ibéricos, mas de origens diversas, refletindo a crescente notoriedade desta competição.
O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
A Escola Secundária de Monserrate brilhou no Parlamento dos Jovens ao vencer o Prémio Reportagem Nacional na categoria Multimédia. O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna Caetana Sílvia, que representou a escola na Sessão Nacional 2024/2025.
Um homem de 51 anos foi detido pela PSP na madrugada desta terça-feira após vandalizar o edifício do Tribunal de Viana do Castelo, localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura reforçou esta semana a sua capacidade de resposta a emergências com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que passa a contar com cinco novos bombeiros profissionais. Com esta expansão, o concelho passa a dispor de 10 elementos permanentes, elevando para 27 o total de profissionais ao serviço da população.
O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.
O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.