Entre os dias de 25 a 27 de outubro, Viana do Castelo acolhe aquela é considerada a maior prova da classe Optimist de Vela a nível nacional e até da Península Ibérica. O X Troféu Cidade de Viana do Castelo é disputado em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, sob o mote da Semana do Atlântico 2024.
Na capital do Alto Minho, a prova deverá reunir mais de 170 jovens atletas (desde os 6 anos até aos 15 anos) de diversos países, com o foco em participantes de Portugal e Espanha.
A prova que coincide com o 45º aniversário do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo/Vigo.
A autoridade organizadora faz–se constituir pelo Clube de Vela de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Vela, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, APCIO e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, realçou o “estreitar de relações” entre dois clubes e uma federação, assumindo ser “um privilégio” para o Município de Viana do Castelo poder integrar esta organização. “Esta é uma prova dirigida para os jovens, que movimenta muito mais que o espírito de competição, destacando-se a confraternização que sai naturalmente reforçada pelo convívio entre os atletas de diferentes nacionalidades”.
“Juntos, fazemos a maior prova de Optimist da Península Ibérica”, admitiu.
António Cruz, do Clube de Vela de Viana do Castelo, destacou “uma década de parceria” entre o clube vianense e o Real Club Náutico de Vigo, que permitiu a Viana do Castelo associar-se “a uma prova de referência, com décadas de experiência”, promovida em Vigo. “A maior frota do país de classe Optimist estará em Viana do Castelo de 25 a 27 de outubro”, garantiu o representante. No primeiro fim-de-semana de novembro, será a vez da cidade galega acolher a segunda parte desta Semana do Atlântico.
O Presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela, referiu que, para o clube galego, “é um verdadeiro orgulho trabalhar com o Clube de Vela de Viana do Castelo”, assumindo-se “tremendamente orgulhoso deste trabalho conjunto de dez anos”.
Também o Presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde, frisou que este é “um dos eventos mais importante da classe, quer em Portugal quer em Espanha”.
Já o capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz, Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, explicou que esta prova acontece, este ano, inserida no âmbito das comemorações do Dia da Polícia Marítima, que acontecem também em Viana do Castelo, e que incluem batismos de mar e de mergulho, concerto, exposições, demonstração de capacidade e as comemorações oficiais (a 27 de outubro).
As esperanças do desporto nacional rumam assim a Viana do Castelo, no próximo fim-de-semana, para um evento que prevê uma representação substancial de atletas não só ibéricos, mas de origens diversas, refletindo a crescente notoriedade desta competição.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.