O presidente da Câmara de Ponte de Lima (CDS-PP), Vasco Ferraz, confirmou ter apresentado a demissão da vice-presidência da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, escusando-se a prestar mais esclarecimento sobre o assunto.
Contactado pela agência Lusa, o autarca disse ser sua “intenção apenas comunicar” a demissão do cargo na CIM do Alto Minho à Câmara de Ponte de Lima, o que aconteceu na última quinta-feira, em sessão ordinária do executivo. Vasco Ferraz acrescentou que informará também a Assembleia Municipal na próxima reunião.
Confrontado pela Lusa, o presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista, recusou-se a comentar.
“Não respondo, de todo, a essa questão. As decisões do senhor presidente da Câmara de Ponte de Lima são respeitáveis. São decisões dele. A CIM segue o seu caminho”, afirmou.
O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, acrescentou que “nada está decidido” quanto ao sucessor de Vasco Ferraz.
Com esta demissão, a CIM do Alto Minho passa a ter apenas um vice-presidente, o social-democrata António Barbosa, presidente da Câmara de Monção.
Em junho, o primeiro secretário daquela entidade, Bruno Caldas, apresentou a demissão por sentir “algum cansaço” e querer iniciar um “outro percurso na sua vida profissional”.
A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível (NUT) III do Minho-Lima.
Integram a associação os concelhos de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.