O presidente da Câmara de Ponte de Lima (CDS-PP), Vasco Ferraz, confirmou ter apresentado a demissão da vice-presidência da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, escusando-se a prestar mais esclarecimento sobre o assunto.
Contactado pela agência Lusa, o autarca disse ser sua “intenção apenas comunicar” a demissão do cargo na CIM do Alto Minho à Câmara de Ponte de Lima, o que aconteceu na última quinta-feira, em sessão ordinária do executivo. Vasco Ferraz acrescentou que informará também a Assembleia Municipal na próxima reunião.
Confrontado pela Lusa, o presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista, recusou-se a comentar.
“Não respondo, de todo, a essa questão. As decisões do senhor presidente da Câmara de Ponte de Lima são respeitáveis. São decisões dele. A CIM segue o seu caminho”, afirmou.
O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, acrescentou que “nada está decidido” quanto ao sucessor de Vasco Ferraz.
Com esta demissão, a CIM do Alto Minho passa a ter apenas um vice-presidente, o social-democrata António Barbosa, presidente da Câmara de Monção.
Em junho, o primeiro secretário daquela entidade, Bruno Caldas, apresentou a demissão por sentir “algum cansaço” e querer iniciar um “outro percurso na sua vida profissional”.
A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível (NUT) III do Minho-Lima.
Integram a associação os concelhos de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.