O Município de Caminha associa-se à “Hora do Planeta” 2023, que se assinala este sábado e assume vários compromissos para o presente e futuro, no mês em que também se dedica ao Ambiente e Sustentabilidade.
Este sábado, ainda que de forma simbólica, durante 60 minutos, das 20h30 às 21h30, serão apagadas as luzes de vários edifícios, desafiando a população a partilhar este desafio da rede “World Wildlife Found” (WWF), uma das organizações independentes de conservação da natureza mais importantes a nível mundial: “Desliga-te e dedica uma hora ao Planeta. No dia 25 de março, às 20h30, dedica 60 minutos a fazer algo positivo pelo nosso planeta”!
Desde 2007 que a Hora do Planeta é conhecida pelo momento de “apagar as luzes”, um momento simbólico de reflexão sobre as alterações climáticas.
Com a “Hora do Planeta” o município compromete-se a: desligar as luzes do edifício dos Paços do Concelho entre as 20h30 e as 21h30 (hora local).
Durante a “Hora do Planeta”, vão ser desligadas as luzes, por 60 minutos, dos seguintes monumentos:
Caminha [Matriz]:
Torre do Relógio;
Igreja Matriz,
Chafariz da Praça Conselheiro Silva Torres;
Paços do Concelho;
Praça Conselheiro Silva Torres;
Vila Praia de Âncora
Praça da República;
Igreja Matriz;
Igreja Senhora da Bonança.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.