A atleta do Sport Clube Vianense, Vânia Franco já está na Eslovénia para representar a seleção Portuguesa no Campeonato da Europa de Pool, entre os dias 6 e 16 de julho.
A atleta de Viana do Castelo diz querer “fazer algo bonito”.
“É uma prova longa e dura, são quase duas semanas de competição em várias disciplinas. O nível é elevadíssimo. Alguns atletas são profissionais, só fazem isto, treinam cinco a seis horas por dia. Eu tenho o meu trabalho, mas organizei-me e treinei afincadamente para vir bem preparada”, assumiu.
“O Sport Clube Vianense, tendo em conta as minhas necessidades, mudou inclusive o pano da mesa, pois no Campeonato da Europa o pano é novo e as reações das bolas na mesa são completamente diferentes. Foram incríveis.” acrescentou.
Esta paixão de mais de 20 anos começou como uma brincadeira de amigos. No entanto, são já várias as conquistas da nossa atleta, nomeadamente duas medalhas de ouro nos Campeonato da Europa de 2018 e 2019. Para este ano, não cria expectativas, mas afirma querer “fazer algo bonito”.
“Não gosto de criar grandes expectativas, porque isso por vezes é prejudicial e traz-nos mais pressão. E a pressão no bilhar, num desporto tão minucioso, é um grande inimigo. Neste momento, sinto-me bem física e psicologicamente e, acima de tudo, quero dar o melhor de mim e quero fazer algo bonito.” explicou.
A campanha do Chega viveu esta sexta-feira um novo momento de tensão entre a comitiva e elementos da comunidade cigana, em Viana do Castelo, pelo terceiro dia consecutivo, com troca de insultos de parte a parte.
Um conjunto de mais de 150 personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta no concelho.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
O Loureiro de Ponte de Lima ConVida regressa este fim de semana para a sua 6ª edição. Integrado nas comemorações de 900 anos de Ponte de Lima, o evento vínico que celebra o Vinho Verde Loureiro da sub-região do Lima decorre de 9 a 11 de maio.
Organizada por uma comissão de jovens, com o apoio da paróquia local e colaboração do Município de Monção, a festividade é muito acarinhada e participada pela população, iniciando-se, no sábado à noite, pelas 21h00, com celebração de missa, procissão solene em honra de Nossa Senhora da Rosa.
O Navio-Escola Sagres atraca, hoje, em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, que acontece de 14 a 20 de maio.
A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.