A atleta do Sport Clube Vianense, Vânia Franco já está na Eslovénia para representar a seleção Portuguesa no Campeonato da Europa de Pool, entre os dias 6 e 16 de julho.
A atleta de Viana do Castelo diz querer “fazer algo bonito”.
“É uma prova longa e dura, são quase duas semanas de competição em várias disciplinas. O nível é elevadíssimo. Alguns atletas são profissionais, só fazem isto, treinam cinco a seis horas por dia. Eu tenho o meu trabalho, mas organizei-me e treinei afincadamente para vir bem preparada”, assumiu.
“O Sport Clube Vianense, tendo em conta as minhas necessidades, mudou inclusive o pano da mesa, pois no Campeonato da Europa o pano é novo e as reações das bolas na mesa são completamente diferentes. Foram incríveis.” acrescentou.
Esta paixão de mais de 20 anos começou como uma brincadeira de amigos. No entanto, são já várias as conquistas da nossa atleta, nomeadamente duas medalhas de ouro nos Campeonato da Europa de 2018 e 2019. Para este ano, não cria expectativas, mas afirma querer “fazer algo bonito”.
“Não gosto de criar grandes expectativas, porque isso por vezes é prejudicial e traz-nos mais pressão. E a pressão no bilhar, num desporto tão minucioso, é um grande inimigo. Neste momento, sinto-me bem física e psicologicamente e, acima de tudo, quero dar o melhor de mim e quero fazer algo bonito.” explicou.
A AF Viana do Castelo realizou uma cerimónia de reconhecimento dedicada a clubes, dirigentes e personalidades que têm contribuído de forma exemplar para o crescimento e sucesso do futebol distrital.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Mar, promove entre 8 e 16 de novembro a XI Semana do Mar, iniciativa que assinala o Dia Nacional do Mar e que transforma a cidade num ponto de encontro entre arte, ciência, educação e património marítimo.
Valença associa-se às comemorações do Dia Mundial do Enoturismo no próximo domingo, 9 de novembro, com iniciativas que permitem aos visitantes conhecer de perto a riqueza vínica do concelho.
Ponte de Lima acolhe, de 24 a 28 de novembro, a II Semana da Ciência, uma iniciativa que destaca o talento limiano nas mais diversas áreas do conhecimento. O evento inclui palestras, mesas-redondas, tertúlias e workshops, dirigidos tanto ao público escolar como à comunidade em geral.
Viana do Castelo será, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, o palco do 20º Encontro Internacional das Artes, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). Sob o tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”, o evento celebra duas décadas de diálogo entre artistas, públicos e territórios.
O cancro do intestino – ou seja, do cólon e reto (CCR) – é uma das doenças oncológicas mais comuns e uma das principais causas de morte por cancro em todo o mundo. Em Portugal, é o cancro mais frequente e o segundo cancro mais mortal, sendo responsável por cerca de 12 mortes por dia. Apesar destes números alarmantes, o CCR é também um dos tipos de cancro mais preveníveis e tratáveis, sobretudo quando detetado precocemente.
O SC Vianense não conseguiu ir além de um empate sem golos (0-0) diante do Vilaverdense, em partida disputada, este domingo, no Estádio Dr. José de Matos, a contar para a 8.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.