Diariamente são realizadas sessões de brincadeira, com a duração de duas horas, nas zonas habitacionais da Abelheira, Cabedelo, Monserrate e Darque, em Viana do Castelo. Estas sessões acontecem de forma regular, para que as crianças criem uma rotina de brincar na rua.
Nos locais, encontram-se as Facilitadoras do Brincar que disponibilizam materiais, supervisionam o espaço e garantem a segurança das crianças.
Como funciona❓
As Facilitadoras do Brincar delimitam o chamado Espaço do Brincar e colocam à disposição jogos e materiais de exploração abrangente, para que as crianças brinquem e explorem da forma que entenderem. As sessões apenas ficam suspensas caso as condições meteorológicas não permitam a sua realização. A participação é gratuita.
📍Local
• Segunda feira – Abelheira | Largo Álvaro Salema
• Terça feira – Cabedelo | Rua José do Rego Lopes
• Quarta feira – Monserrate | Largo Luís Filipe
• Quinta feira – Darque | Avenida Rocha Páris
⏰Horário
• Horário de inverno – 16h30 às 18h30
📸 Manuel Felgueiras
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.