As Conversas na Casa Grande estão de regresso neste mês de agosto com Valter Hugo Mãe, para a apresentação do seu mais recente livro "Deus na escuridão", no próximo sábado, dia 17 de agosto, às 16h00 na Casa Grande de Romarigães.
“Deus é exatamente como as mães. Liberta Seus filhos e haverá de buscá-los eternamente. Passará todo o tempo de coração pequeno à espera, espiando todos os sinais que lhe anunciem a presença, o regresso dos filhos.”
Este livro de Valter Hugo Mãe explora a ideia de que amar é sempre um sentimento que se exerce na escuridão. Uma aposta sem garantia que se pode tornar absoluta. A dúvida está em saber se os irmãos podem amar como as mães que, por sua vez, amam como Deus.
Passada na ilha da Madeira, esta é a história de dois irmãos e da necessidade de cuidar de alguém. Delicado e profundo, ‘Deus Na Escuridão’ é um manifesto de lealdade e resiliência.
Com referências entusiasmantes da crítica, a presença de Valter Hugo Mãe nas Conversas na Casa Grande tem ainda o aliciante de estarmos perante um escritor com alguma afinidade a Paredes de Coura, tanto mais que a sua penúltima obra, ‘As doenças do Brasil’, foi em grande parte escrita na nossa terra.
As Conversas na Casa Grande prosseguem em setembro com a conversa sobre a ‘Ruralidade’, com Vitor Paulo Pereira e a arquiteta paisagista Ana Isabel Queiroz, em outubro a sessão do Clube dos Poetas Vivos, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II em parceria com a Casa Fernando Pessoa, e em novembro a pré-estreia do documentário ‘Aquilino, a casa e o sopro de deus’, com a apresentação de João Pedro Marnoto.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.