Entre as atividades a preencher o programa de carnaval, em Valença, estão o corso carnavalesco infantil, o carnaval sénior, o baile infantil de carnaval e o carnaval no mercado.
O corso carnavalesco infantil abrirá a programação no dia 17 de fevereiro, pelas 10h30, nas avenidas centrais de Valença e contará com a participação dos alunos das escolas básicas do 1º ciclo, dos jardins de infância e das creches da Santa Casa da Misericórdia e da Cruz Vermelha de Valença. Na parte de tarde, será a vez do polivalente do Agrupamento Muralhas do Minho receber a festa do carnaval sénior a partir das 14h30 que incluirá um baile de máscaras e desfile e ainda um concurso para a eleição do grupo mais divertido e carnavalesco. A festa contará com a presença dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Humanitário da Cruz Vermelha, bem como utentes dos Centros de Dia de Valença e São Pedro da Torre e dos Centros de Convívio de Fontoura e Verdoejo, bem como de seniores acompanhados pelos projeto CLDS Valença.

Já no dia seguinte, 18 de fevereiro, é a vez do Mercado Municipal receber a grande festa de carnaval solidário, a partir das 22h30. A festa será animada pelo grupo Pagodiou, Ti Manel, Pedro Pagodes, JP Alcantara e Urze. E, no local estarão presentes os bares New Look Bar, Sede do Valenciano, Bar Quê?, Tzero Bar, Eskina Bar e Estação Valença. O evento terá o apoio da Câmara Municipal de Valença e terá um caráter solidário, com a receita recolhida a reverter para os Bombeiros Voluntários de Valença.
Na terça-feira de carnaval, 21 de fevereiro, pelas 15h00, regressa ainda o “emblemático” e “tradicional” baile infantil de carnaval no quartel dos Bombeiros. O momento será animado pelo grupo valenciano Luar da Noite.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.