Entre as atividades a preencher o programa de carnaval, em Valença, estão o corso carnavalesco infantil, o carnaval sénior, o baile infantil de carnaval e o carnaval no mercado.
O corso carnavalesco infantil abrirá a programação no dia 17 de fevereiro, pelas 10h30, nas avenidas centrais de Valença e contará com a participação dos alunos das escolas básicas do 1º ciclo, dos jardins de infância e das creches da Santa Casa da Misericórdia e da Cruz Vermelha de Valença. Na parte de tarde, será a vez do polivalente do Agrupamento Muralhas do Minho receber a festa do carnaval sénior a partir das 14h30 que incluirá um baile de máscaras e desfile e ainda um concurso para a eleição do grupo mais divertido e carnavalesco. A festa contará com a presença dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Humanitário da Cruz Vermelha, bem como utentes dos Centros de Dia de Valença e São Pedro da Torre e dos Centros de Convívio de Fontoura e Verdoejo, bem como de seniores acompanhados pelos projeto CLDS Valença.

Já no dia seguinte, 18 de fevereiro, é a vez do Mercado Municipal receber a grande festa de carnaval solidário, a partir das 22h30. A festa será animada pelo grupo Pagodiou, Ti Manel, Pedro Pagodes, JP Alcantara e Urze. E, no local estarão presentes os bares New Look Bar, Sede do Valenciano, Bar Quê?, Tzero Bar, Eskina Bar e Estação Valença. O evento terá o apoio da Câmara Municipal de Valença e terá um caráter solidário, com a receita recolhida a reverter para os Bombeiros Voluntários de Valença.
Na terça-feira de carnaval, 21 de fevereiro, pelas 15h00, regressa ainda o “emblemático” e “tradicional” baile infantil de carnaval no quartel dos Bombeiros. O momento será animado pelo grupo valenciano Luar da Noite.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.