Entre as atividades a preencher o programa de carnaval, em Valença, estão o corso carnavalesco infantil, o carnaval sénior, o baile infantil de carnaval e o carnaval no mercado.
O corso carnavalesco infantil abrirá a programação no dia 17 de fevereiro, pelas 10h30, nas avenidas centrais de Valença e contará com a participação dos alunos das escolas básicas do 1º ciclo, dos jardins de infância e das creches da Santa Casa da Misericórdia e da Cruz Vermelha de Valença. Na parte de tarde, será a vez do polivalente do Agrupamento Muralhas do Minho receber a festa do carnaval sénior a partir das 14h30 que incluirá um baile de máscaras e desfile e ainda um concurso para a eleição do grupo mais divertido e carnavalesco. A festa contará com a presença dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Humanitário da Cruz Vermelha, bem como utentes dos Centros de Dia de Valença e São Pedro da Torre e dos Centros de Convívio de Fontoura e Verdoejo, bem como de seniores acompanhados pelos projeto CLDS Valença.

Já no dia seguinte, 18 de fevereiro, é a vez do Mercado Municipal receber a grande festa de carnaval solidário, a partir das 22h30. A festa será animada pelo grupo Pagodiou, Ti Manel, Pedro Pagodes, JP Alcantara e Urze. E, no local estarão presentes os bares New Look Bar, Sede do Valenciano, Bar Quê?, Tzero Bar, Eskina Bar e Estação Valença. O evento terá o apoio da Câmara Municipal de Valença e terá um caráter solidário, com a receita recolhida a reverter para os Bombeiros Voluntários de Valença.
Na terça-feira de carnaval, 21 de fevereiro, pelas 15h00, regressa ainda o “emblemático” e “tradicional” baile infantil de carnaval no quartel dos Bombeiros. O momento será animado pelo grupo valenciano Luar da Noite.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.