Logo
Regional

Valença volta a colocar à disposição de todos os quatro canhões da Fortaleza

14 Novembro, 2023 | 10:39
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Já é possível apreciar novamente os quatro canhões da Fortaleza de Valença, graças ao protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Valença e o Exército Português.

O Exército Português esteve representado na cerimónia pelo Major General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro, diretor da Direção de História e Cultura Militar e o Município de Valença, pelo presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

No ato, José Manuel Carpinteira salientou que “voltamos a colocar à visualização de todos estes canhões, elementos de incalculável valor histórico e patrimonial da nossa Fortaleza e que tantas memórias proporcionaram a gerações de valencianos e turistas”.

O Major General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro, disse, na sua intervenção , que “a Fortaleza de Valença é uma verdadeira preciosidade e estes canhões são testemunhos de Portugal”.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Valença VIVE FRONTEIRAS VIVER"

As quatro peças de campanha, pertencentes ao Museu Militar de Lisboa, passam a integrar as exposições permanentes do Núcleo Museológico Municipal e do Centro de Interpretação dos Castelos e Fortalezas, no Paiol de Marte, em Valença.

Trata-se de quatro peças de campanha datadas de 1778, 1797 e 1801.

Segundo o Município de Valença, este protocolo surge da necessidade de proteger e salvaguardar, com todas as condições necessárias, estes emblemáticos canhões, após o roubo de uma das peças, que estava no baluarte do Socorro, em junho de 2022.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "VALENÇA Valença VIVER ME"

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.