Já é possível apreciar novamente os quatro canhões da Fortaleza de Valença, graças ao protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Valença e o Exército Português.
O Exército Português esteve representado na cerimónia pelo Major General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro, diretor da Direção de História e Cultura Militar e o Município de Valença, pelo presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.
No ato, José Manuel Carpinteira salientou que “voltamos a colocar à visualização de todos estes canhões, elementos de incalculável valor histórico e patrimonial da nossa Fortaleza e que tantas memórias proporcionaram a gerações de valencianos e turistas”.
O Major General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro, disse, na sua intervenção , que “a Fortaleza de Valença é uma verdadeira preciosidade e estes canhões são testemunhos de Portugal”.

As quatro peças de campanha, pertencentes ao Museu Militar de Lisboa, passam a integrar as exposições permanentes do Núcleo Museológico Municipal e do Centro de Interpretação dos Castelos e Fortalezas, no Paiol de Marte, em Valença.
Trata-se de quatro peças de campanha datadas de 1778, 1797 e 1801.
Segundo o Município de Valença, este protocolo surge da necessidade de proteger e salvaguardar, com todas as condições necessárias, estes emblemáticos canhões, após o roubo de uma das peças, que estava no baluarte do Socorro, em junho de 2022.

A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.