A Câmara Municipal de Valença vai inaugurar o Centro de Promoção do Rio Minho, esta segunda-feira, 21 de outubro, às 14h30, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo.
O descerramento da placa de inauguração e a sessão de abertura será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, às 14h30.
Segue-se uma visita guiada aos espaços expositivos e interpretativos do CPRM referentes ao rio Minho, aos seus valores naturais e patrimoniais, nomeadamente as pesqueiras do rio Minho.
Para as 15h30 está agendada uma saída de campo, pelas margens do rio Minho, com a colocação de abrigos para a avifauna local, numa ação de educação e sensibilização ambiental que contará com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
Às 16h00 decorrerá a ação de sensibilização “A fauna piscícola do rio Minho e o impacto das espécies exóticas no ecossistema fluvial”, a cargo de Rui Rivaes, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nas instalações do CPRM.
O encerramento das atividades estará a cargo da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.
O novo Centro de Promoção do Rio Minho funcionará nas instalações do antigo Centro Náutico, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo, que foi requalificado recentemente pela Câmara Municipal de Valença.
O edifício do antigo Centro Náutico, com três pisos, mereceu uma intervenção interior e exterior, em toda a sua estrutura, numa obra que se alargou, também, ao espaço público envolvente que conta com uma praceta e áreas circundantes em calçada à portuguesa.
Esta obra foi financiada pelo programa Norte2020.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.
O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.