A Câmara Municipal de Valença vai inaugurar o Centro de Promoção do Rio Minho, esta segunda-feira, 21 de outubro, às 14h30, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo.
O descerramento da placa de inauguração e a sessão de abertura será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, às 14h30.
Segue-se uma visita guiada aos espaços expositivos e interpretativos do CPRM referentes ao rio Minho, aos seus valores naturais e patrimoniais, nomeadamente as pesqueiras do rio Minho.
Para as 15h30 está agendada uma saída de campo, pelas margens do rio Minho, com a colocação de abrigos para a avifauna local, numa ação de educação e sensibilização ambiental que contará com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
Às 16h00 decorrerá a ação de sensibilização “A fauna piscícola do rio Minho e o impacto das espécies exóticas no ecossistema fluvial”, a cargo de Rui Rivaes, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nas instalações do CPRM.
O encerramento das atividades estará a cargo da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.
O novo Centro de Promoção do Rio Minho funcionará nas instalações do antigo Centro Náutico, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo, que foi requalificado recentemente pela Câmara Municipal de Valença.
O edifício do antigo Centro Náutico, com três pisos, mereceu uma intervenção interior e exterior, em toda a sua estrutura, numa obra que se alargou, também, ao espaço público envolvente que conta com uma praceta e áreas circundantes em calçada à portuguesa.
Esta obra foi financiada pelo programa Norte2020.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.