Valença acolherá, entre 28 e 30 de abril, o congresso internacional “Associativismo e Animação Sociocultural: Reflexões e inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania”. Ao longo dos três dias, estarão previstas ocorrer 13 oficinas e workshop's temáticos com académicos e dirigentes associativos e técnicos de Portugal, Espanha e Brasil.
O congresso decorrerá na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), em Valença, tendo o objetivo de “proporcionar uma reflexão sobre as inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania”, esclareceu o Município de Valença.
A conferência inaugural estará a cargo do valenciano Sampaio da Nóvoa subordinado ao tema “Associativismo e Educação” e contará ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira.
Já a conferência de encerramento ficará a cargo da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa subordinada ao tema “O Território e o Associativismo como pilares educativos e de interação humana”.
O congresso será destinado a académicos, dirigentes associativos, técnicos, animadores socioculturais, entre outros.
Esta é uma iniciativa da INTERVENÇÃO (Associação para a Promoção e Divulgação Cultural), uma entidade que presta formação na área social, cultural, educativa, artística, associativa, gerontológica, geriátrica, turística, patrimonial, animação sociocultural e artes tradicionais.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.
O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.
O Centro de Saúde de Melgaço está a passar por obras de reabilitação e ampliação, numa intervenção que visa modernizar as instalações e melhorar a capacidade de atendimento à população do concelho.