Valença acolherá, entre 28 e 30 de abril, o congresso internacional “Associativismo e Animação Sociocultural: Reflexões e inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania”. Ao longo dos três dias, estarão previstas ocorrer 13 oficinas e workshop's temáticos com académicos e dirigentes associativos e técnicos de Portugal, Espanha e Brasil.
O congresso decorrerá na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), em Valença, tendo o objetivo de “proporcionar uma reflexão sobre as inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania”, esclareceu o Município de Valença.
A conferência inaugural estará a cargo do valenciano Sampaio da Nóvoa subordinado ao tema “Associativismo e Educação” e contará ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira.
Já a conferência de encerramento ficará a cargo da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa subordinada ao tema “O Território e o Associativismo como pilares educativos e de interação humana”.
O congresso será destinado a académicos, dirigentes associativos, técnicos, animadores socioculturais, entre outros.
Esta é uma iniciativa da INTERVENÇÃO (Associação para a Promoção e Divulgação Cultural), uma entidade que presta formação na área social, cultural, educativa, artística, associativa, gerontológica, geriátrica, turística, patrimonial, animação sociocultural e artes tradicionais.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.